Gilson Benchimol Tavares, ou simplesmente Benchimol
A ARMA SECRETA DE CABO VERDE
Não era nem para estar ali, mas a lesão de Djaniny levou Bubista a chamar à ultima hora o jovem avançado do Benfica B para integrar o grupo dos Tubarões Azuis para a operação CAN’2023 na terra de Yaya Touré e Didier Drogba .
Gilson Benchimol Tavares, ou simplesmente Benchimol, não fez esquecer Djaniny mas conquistou já um lugar especial na estratégia ofensiva do selecionador Bubista que o lançou em todas as quatro partidas disputadas em Abidjan.
No jogo inaugural, frente ao Gana, o jovem Praiense saltou do banco para fazer a assistência a Garry Rodrigues que fixou o resultado em 2-1.
Na última partida da fase de grupos , frente ao Egito, Benchimol foi titular e comemorou (na foto) o seu primeiro golo no CAN, evitando aquela que seria a primeira derrota de Cabo Verde.
E contra a Mauritânia, nos oitavos de final, quando a partida parecia bloqueada, Benchimol substituiu Jovane Cabral aos 85 e 1 minuto depois arrancou a grande penalidade que Ryan transformou, colocando Cabo Verde nos quartos-de-final pela segunda vez na historia.
Benchimol poderá ser, mais uma vez, a “arma secreta” de Bubista para o difícil jogo frente a África do Sul, no próximo sábado. Perante uma seleção com uma sólida linha defensiva - Bafana Bafana só sofreu 2 golos neste CAN, frente ao Mali - o técnico Bubista terá que encontrar a chave para desbloquear a eliminatória.
E essa chave pode estar muito bem no pé direito deste numero 9 que tem todas as qualidades de um ponta de lança moderno : ritmo e aceleração, boa capacidade de finalizacao, rapidez e mobilidade, poder de pressão e presença física (1.87 m, 79 kg).
Com 1 golo e 1 assistência em menos de 90 minutos em campo, Benchimol certamente ganhou mais confiança e um lugar especial na seleção cabo-verdiana onde ele diz que continua a aprender muito, sobretudo com o veterano Bebé que lhe lhe ensina no balneário os truques de alvejar a rede.
Nascido na cidade da Praia em 29 de dezembro de 2001, Benchimol começou a jogar futebol em 2009, no Damaiense, como lateral direito.
Foi no Sub -23 do Estoril que se impôs como ponta de lança, chamando a atenção do Benfica que o contratou em 2022.
Benchimol veste a camisola dos Tubarões Azuis desde 2020 e estreou-se a marcar ( e logo um hat-trick ) frente ao Liechtenstein, num amistoso em Pinatar Arena em 25 de março de 2022.
O ponta de lança marcou para já 5 golos ao serviço de Cabo Verde e seu grande sonho é marcar numa final da CAN. A um defesa que se tornou ponta de lança, quem dirá que é impossível ?
COMMENTS