Graças à sua mãe, suporte da sua educação, hoje Hélio Batalha é figura de destaque da música cabo-verdian
Hélio Batalha é um jovem MC cabo-verdiano de 33 anos, residente na Cidade da Praia, especificamente na localidade de Ponta de Água. Oriundo de uma família pobre de 8 irmãos, sempre conviveu com as dificuldades do quotidiano. Órfão desde os 9 anos quando perdeu o pai, desde os 11 anos teve de ajudar na venda de vários produtos para poder contribuir com as despesas domésticas.
Graças à sua mãe, suporte da sua educação, hoje Hélio Batalha é figura de destaque da música cabo-verdiana - Artista Revelação 2016 e Melhor Hip Hop 2016 dos Prémios Cabo Verde Music Awards, Melhor Hip-Hop 2017 e prémio Personalidade do Ano da Música, SOMOS CABO VERDE 2017.
Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, Hélio tem - se destacado no campo do ativismo social, sendo o 1o padrinho da Campanha contra o Uso Abusivo do Álcool da Presidência da República de Cabo Verde, rosto da campanha de Luta Contra a Violência Baseada no Género do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, co- fundador de uma escola de basquete no seu bairro e dirigente da Associação de Hip-Hop Cabo-verdiano.
A carreira musical do Hélio Batalha começa em 2007 ao participar e ganhar o concurso radiofónico promovido pelo Ministério da Saúde em colaboração com a Praia FM, tendo participado com a sua primeira composição intitulada, MAS SAUDE.
Em 2010 Hélio Batalha faz a sua estreia oficial na música cabo-verdiana com o mixtape Golpe de Stado I, que teve boa aceitação. Em 2012 lança Golpe de Stado II e em 2014, Selvas de Pedra.
Karta D'Alforia é o título do primeiro álbum do rapper que chega ao mercado discográfico em 2016, contando com 18 faixas. O álbum versa sobre a realidade atual nacional e mundial, trazendo temas como terrorismo, vandalismo, corrupção e prostituição juvenil.
Até 2018 ligado a editoras independentes, onde acumula todo o conhecimento de base, Hélio Batalha, assina com a Label internacional – Harmonia Música, produtora de renome e organizadora do Kriol Jazz Festival. Já nesta etiqueta, lança o E.P. ANA, que conquista o público, não só pela qualidade musical e dos duetos com figuras de topo da música Cabo-verdiana como Fattú Djakité e Elida Almeida.
Participou na maioria dos festivais das Câmaras Municipais de todo o país, tendo sido provavelmente um dos principais responsáveis pela real divulgação do Hip-Hop em todo Cabo Verde e vários concertos no exterior, nomeadamente em Portugal, França, Luxemburgo, Suíça, Itália, Alemanha e Macau.
Em Abril de 2022 editou o single "Cima nu sta nu ka podi fica" que lança um grito de alerta para a situação atual, agravada profundamente pelo presente contexto mundial. Uma mensagem consciente e explícita que pretende ser um motor de mudança.
Prepara agora o seu segundo álbum de originais intitulado “De Cairo a Cabo” cujo o primeiro single de avanço, “Minina d’Sombentu” já está editado.
O Single faz parte do seu próximo álbum e é um forte alerta para a discriminação que afeta alguns bairros da Ilha de Santiago. No mundo inteiro, os bairros mais pobres são alvos fáceis do preconceito.
Desde o início da sua carreira, Batalha usa a palavra e a música para retratar a cultura africana, exaltando a sua beleza e a força do amor, mas também para apontar os males da sociedade. Sempre consciente das injustiças sociais que o rodeiam, Hélio Batalha faz da música a arma para um mundo melhor.
“Dexam Bua” é o mais recente single do Rapper Hélio Batalha, e conta com a participação da promissora artista Sónia Sousa. O novo single, sucede “Minina d'Sombento” e também faz parte do segundo trabalho de estúdio do rapper , “De Cairo a Cabo” com edição prevista para 2023. “Dexam Bua”já conta com 1.371.948 vizualizações no youtube.
COMMENTS