A atleta mindelense Enely Ashley Neves
Campeã “fera” do Taekwondo – Ashley Neves sonha um dia viver só de combates
A atleta mindelense Enely Ashley Neves, bicampeã nacional de Taekwondo, está a trabalhar para realizar o sonho de representar Cabo Verde na modalidade em provas internacionais.
A sua carreira ainda vai no início, no entanto Ashley Neves já demonstra ser uma artista marcial promissora, dado a quantidade de prémios que tem vindo a colecionar.
Porém, para esta jovem que divide o tempo entre os estudos e os treinos, os títulos não são tudo quando, diz, os patrocínios não abundam sobretudo para as mulheres. “As ajudas escasseiam-se para a modalidade e por isso muitas vezes os nossos planos e sonhos de representar o país em provas internacionais ficam apenas por isso mesmo”, lamenta essa menina de 18 anos, que começou a conquistar títulos em 2016, ano em que iniciou a sua carreira no Taekwondo.
Arrebatou medalhas no torneio das ilhas, no regional de S. Vicente e no campeonato nacional, naquele que considera ser o seu ano de ouro. Na época seguinte sagrou-se bicampeã na categoria de 62 quilos, momento em que fez com que seu empenho nesse desporto crescesse ainda mais.
Esta temporada não conseguiu o tão aguardado “tri”, mas promete continuar a “dar luta” para alcançar todos os patamares possíveis no Taekwondo. A atleta diz ter consigo o treinador Adilson Monteiro e as colegas que puxam por si e o apoio da sua família.
Esta jovem lamenta ter-se “desleixado” nos estudos ao apostar mais nos treinos, no entanto tem tentado conciliar essas duas vertentes e sonha ser veterinária, já que “dificilmente se consegue viver apenas dos combates em Cabo Verde”.
A sua paixão pelo Taekwondo teve um clique ao assistir a alguns treinos na escola José Augusto Pinto, onde estuda. No entanto, o horário nocturno não lhe permitiu iniciar a aprendizagem. “Os treinos eram depois das aulas, mas havia o receio por parte da minha mãe de andar sozinha à noite. Mas, no ano seguinte abriram turmas para meninas, as aulas passaram a ser à tarde e aproveitei a oportunidade”, conta a jovem.
A aposta nas mulheres abriu as portas para Ashley Neves representar a ilha de S. Vicente nas provas nacionais e conseguir intercalar a “fera” que tem em si com o seu jeito tímido de menina de traços físicos exóticos.
uma matéria de mindelinsite, 2018
COMMENTS