Elsa Fontes nasceu em São Vicente e tem a alma partilhada entre Portugal e Cabo Verde.
O CCCV – Centro Cultural Cabo Verde recebe o lançamento do livro “Sinfonia em Claro-Escuro”, de Elsa Fontes, no dia 14 de julho, pelas 17h.
Elsa Fontes nasceu em São Vicente e tem a alma partilhada entre Portugal e Cabo Verde. Passou parte da sua infância em Luanda e a sua juventude em Lisboa onde se licenciou em Sociologia e fez o Mestrado em Estudos Africanos e Desenvolvimento socioeconómico ambos pelo ISCTE.
Dividida entre Portugal e Cabo Verde escolhe este último para viver, tendo passado sete anos da sua infância em Angola e trinta anos em Portugal.
De volta a Cabo Verde em 2005, inicia o seu percurso profissional como Técnica Superior no Ministério de Educação onde se manteve, sendo destacada para a Comissão Nacional de Cabo Verde para UNESCO em 2013.
Como investigadora e Socióloga o seu trabalho foi sempre focado em temas de difícil abordagem, nomeadamente o bairrismo, o comportamento da juventude e a bipolaridade.
Nas duas primeiras obras por ela lançadas, nomeadamente '' O Bairrismo em Cabo Verde Santiago - São Vicente'' em 2007 e ''Juventude Caboverdeana: Bairrismo - Um caso de resistência à Educação Não Formal'' em 2016, este escrito no âmbito do Curso Avances en Informacion e inovacion del professorado, pela Universidade de Extremadura, Badajoz, a autora aborda o conflito de identidades regionais e aprofunda os seus estudos investigando comportamentos da camada jovem Caboverdeana nele inseridos.
É com o mesmo intuito de trazer à luz o que esteve encoberto que a autora partilha corajosamente este romance Sinfonia em Claro-Escuro, sobre uma mulher, antes de mais, Caboverdeana, forte, meiga, alegre, sensível e também bipolar, que navega no mundo carregando nas costas o peso da sua vida, da sua história, da estigmatização da sua saúde mental, pelas sociedades portuguesa e caboverdeana.
Faz Voluntariado na Fundação Infância Feliz em projetos ligados a criança e o VHI/Sida;
É membro e Voluntária na Associação “A Ponte” em estudos sobre a Saúde Mental;
Realiza palestras sobre sensibilização para os Direitos Humanos e outros temas de Educação para a Cidadania junto das crianças, jovens e adultos
Escreveu Artigos de Opinião:
Jornal “A semana” online e anteriormente em suporte papel;”
Boletim da Associação “A Ponte”
Tem um Blog:sociodialogando.blogspot.com
Das suas conquistas, vicissitudes e desafios pretende com o seu testemunho «destigmatizar» a doença mental, pelo menos um pouco, dando a conhecer a outros iguais a ela que se pode ter uma vida dita «normal» encorajando-os a não baixar a guarda nesta nossa sociedade caboverdeana que pretende mais inclusiva, empática e tolerante.
Em cada momento se deliciou ao escrever (algo que gosta de fazer) como num filme, cada momento da sua vida registado.
14 JUL | 17h
Rua de São Bento 640, 1250-222, Lisboa
A entrada é livre, sujeita à lotação reduzida do espaço, em observância as condições sanitárias vigentes.
Transmissão online em @CCCV.PT
COMMENTS