Nota emitida pela Direção Nacional de Saúde
Nota emitida pela Direção Nacional de Saúde, no âmbito da fase de preparação para responder à epidemia do Coronavírus.
PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS - MEDIDAS JÁ ADOPTADAS -
No âmbito da fase de preparação para responder à epidemia do Coronavírus, a DNS já tomou as seguintes medidas:
1- Na semana passada, a Emissão de "Medidas Imediatas, serem implementadas em todas as estruturas de saúde;
2- Na quarta feira, socializou com as estruturas hospitalares e Regiões Sanitárias as normas técnicas a serem observadas em todas as estruturas de saúde do pais, de acordo com as recomendações da OMS. Na segunda feira, foi realizaria uma reunião técnica, com a participação dos profissionais de saúde de todas as estruturas e acionou-se a equipa técnica de intervenção rápida (UNIR). Igualmente, foi accionado o gabinete de assuntos farmacêuticos (GAF), para providenciar os materiais, equipamentos e consumíveis necessários, para uma eventual complicação da situação.
3- Na quarta feira, socializou com as estruturas hospitalares e Regiões Sanitárias as normas técnicas a serem observadas em todas as estruturas de saúde do pais, de acordo com as recomendações da OMS.
4- Reforçou as medidas de vigilância nos pontos de entrada do país, em todos os aeroportos internacionais, com a disponibilização de profissionais para seguir todos os passageiros provenientes do exterior, com acções preventivas de detecção/triagem, encaminhamento de eventuais casos suspeitos, e de aconselhamento.
5- Neste momento, todas as estruturas de saúde já têm identificado um espaço de isolamento, para responder a uma eventual situação de casos suspeitos.
6- Mobilizou-se já materiais, equipamentos e consumiveis, disponíveis no pais, e procedeu-se á encomenda de um stock para seis meses, junto da OMS e da EMPROFAC.
Neste momento, todas as estruturas de saúde já têm as normas e procedimentos de intervenção e estão a implementar as medidas organizativas e funcionais que se impõem, incluindo a mobilização das parcerias locais necessárias, para responder da melhor forma a esta pandemia.
Solicitamos e agradecemos à Comunicação Social que nos ajude a criar um clima de serenidade, de confiança, sem pânico, para enfrentarmos mais esta situação de risco internacional.
Contamos com os cabo-verdianos e com os nossos parceiros internacionais.
Praia, 31 de Janeiro de 20220
COMMENTS