Noticia Cinema Cabo-verdiano
O primeiro filme cabo-verdiano a ser nomeado nesta categoria para um prêmio em Hollywood em toda a história cinematográfica cabo-verdiana. A sua exibição está agendada para segunda-feira dia 17 de fevereiro às 21:40 e no dia 21 de fevereiro às 13:15.
Um filme de 25 minutos que proporciona aos espectadores uma viagem inspiradora sobre a cultura e o legado do povo de Chã das Caldeiras, a vila mais atingida pela erupção vulcânica de 2014.
Quando o Vulcão do Fogo entrou em erupção, a sua lava destruiu a única escola da vila, o pequeno centro de saúde e o principal meio de subsistência – as vinhas. Mais importante ainda, queimou um século de cultura e história que não pode ser substituído.
'O ÚLTIMO DESEJO DO VULCÃO' revela uma história baseada em fatos reais, em que a narrativa se concentra na relação entre o antagonista e protagonista - o Sr. Musa-Maximiano, de cento e cinco anos de idade e líder espiritual de sua aldeia, e seu neto Michel. Musa é o guardião responsável pela preservação da história e da cultura de sua aldeia e agora, às vésperas da celebração de seu aniversário e consciente que seu fim está próximo, ele deseja passar essa importante responsabilidade para seu neto Michel.
“Neto, a coisa mais importante que os negros podem fazer é contar sua história usando sua própria voz. É por isso que tú és tão especial para mim e para a vila ”, diz Musa-Maximiano a Michel, que está determinado a manter vivo o legado e a mensagem da vila contando suas histórias para o mundo, usando a câmera de filmar de 8 mm que seu avô lhe deu de presente.
A primeira fase da rodagem do filme aconteceu entre finais de novembro e inicio de decembro de 2018 e a segunda fase entre julho e agosto de 2019 em Chã das Caldeiras, ilha do Fogo, Cabo Verde.
O objetivo da Txan Film é que este filme chegue ao público cabo-verdiano e no exterior, atraindo um
público de todas as idades, etnias, culturas e classes sociais. Além disso, será enviado para o público global através da distribuição teatral e educacional pelos produtores da África, Austrália, Europa, Nova Zelândia, América do Norte e do Sul. O filme está a concorrer em mais de 50 festivais internacionais de cinema e tem a sua estreia nacional agendada para abril, começando por Chã das Caldeiras, ilha do Fogo.
A Txan Film Productions & Visual Arts (www.txanfilm.com), fundada em Los Angeles, California, em fevereiro de 2005 pelo cineasta / diretor de fotografia e professor de artes visuais Guenny K. Pires, onde mais tarde se juntaram o escritor / editor / produtor Jeremy C. Gredone, o artista visual Vasco AR Pires e Cedric O'Bannon, é uma empresa independente de produção cinematográfica, montada por profissionais da indústria do entretenimento criativo e empresarial, com o objetivo comum de produzir documentários de alta qualidade e conteúdos educacionais que exploram questões importantes, bem como filmes teatrais e programas de televisão. Recentemente a Txan Film abriu um novo escritório na capital de Cabo Verde, Praia - a terra natal de Guenny K. Pires.
COMMENTS