O populismo tem muitas caras e muitas estratégias.
post de JMN: "Para quando a plena oficialização da língua caboverdiana a par do português, a nossa outra língua oficial.
Os experts já demonstraram que o ensino bilingue é essencial para aprendizagem e domínio do português, de outras línguas, das ciências e da matemática."
post de Abraão Vicente: "O populismo tem muitas caras e muitas estratégias. O populismo apodera-se de todos os temas para o seu labor. Mas ainda bem que existe a memória colectiva e institucional que é o antídoto para combater populistas e seus cultores.
O ex primeiro Ministro JMN publicou um post a perguntar: “Para quando a plena oficialização da língua cabo-verdiana a par do português, a nossa outra língua oficial.”
Ao cidadão comum é lhe permitido esse modelo de questionamento “para quando”, não a um ex-primeiro ministro. Alguém terá de explicar ao JMN que quem esteve durante 15 longos anos como primeiro ministro, com maioria parlamentar e presidente do partido que suportava o governo jamais poderá se colocar na posição de um cidadão comum que questiona como se não soubesse de nada e não tivesse responsabilidade nenhuma sobre o seu próprio legado.
JMN deveria perguntar:
(i) “Porque é que eu como Primeiro Ministro não consegui promover a oficialização do crioulo em igualdade de circunstancia com o português?”
(ii) “Como é possível que enquanto Primeiro Ministro que teve Manuel Veiga, sem dúvida um dos maiores experts mundiais da língua cabo-verdiana, como ministro da cultura, não consegui criar as condições institucionais e politicas para oficialização da língua cabo-verdiana?” ou ainda poderia simplesmente assumir:
(iii) “Assumo que a não promoção do consenso politico para a oficialização da língua cabo-verdiana é um dos grandes falhanço da minha liderança enquanto primeiro ministro.”
Mas como essa atitude seria esperar de mais, deixo aqui apenas essa nota: este governo em 3 anos de governação já deu o passo mais efetivo e pragmático que sozinho ( sem o apoio da oposição) poderia dar na valorização da língua cabo-verdiana: a classificação formal da língua cabo-verdiana como Património Imaterial Nacional. Facto. Na próxima revisão constitucional será obrigatório que o artigo 9º da nossa constituição seja algo de debate aprofundado, consciente e que todos se envolvam com ciência e sentido de estado na sua alteração, a bem da nação cabo-verdiana."
COMMENTS