Esta atividade está inscrita no âmbito de um Projeto Mundial CRIMJUST do ONUDC
A Polícia Nacional em parceria técnica com o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC) e com o financiamento do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (INL), promove, a partir de hoje, dia 03 de junho e até ao próximo dia 07, uma formação sobre a Identificação de Drogas.
Esta atividade está inscrita no âmbito de um Projeto Mundial CRIMJUST do ONUDC, que visa reforçar a investigação e a cooperação criminal ao longo da rota da cocaína na América Latina, Caribe e África Ocidental.
A formação contará com especialistas de Cabo Verde, Brasil e Portugal, que irão facilitar os temas sobre o quadro legal nacional e internacional, as tendências do mercado ilícito nacional/regional e internacional, o reconhecimento e processo de identificação das drogas, o impacto das drogas nas pessoas e na sociedade, o controlo do tráfico ilícito e operações conjuntas de repressão.
O objetivo da formação é capacitar um total de 38 formandos da Polícia Nacional em matéria de reconhecimento e identificação de diferentes tipos de drogas e o desenvolvimento de habilidades para planear e executar ações de controlo e repressão ao tráfico ilícito de drogas nas suas diversas modalidades.
De acordo com a Coordenadora Nacional do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), Cristina Andrade, o relatório da ONUDC mostrou que cerca de 450 000 pessoas morrem anualmente com problemas de saúde relacionados com a droga, cerca de 31 milhões de pessoas necessitaram de tratamentos para a dependência de drogas e apenas 1 em cada 6 pessoas dependentes de drogas conseguem ter acesso ao tratamento.
“Os resultados do relatório mundial sobre drogas em 2018 mostram que os mercados de drogas estão se expandindo, com a produção de cocaína a atingir recordes absolutos. Esta ação de capacitação revela-se de extrema importância devido a toda esta atualidade e pelos desafios que Cabo Verde vem enfrentando, em matéria de trânsito da cocaína”, realça.
O Diretor Nacional Adjunto, Superintendente Tito Barros, que presidiu ao ato de abertura da formação agradeceu o inestimável apoio institucional da ONUDC e a Embaixada dos Estados Unidos da América para a realização dessa ação de formação, assim como, aos formadores do Brasil, Portugal e Cabo Verde.
Já, o formando Subcomissário Roberto Lima considera que esta formação será uma mais-valia para a Polícia Nacional.
“ Cabo Verde não fica de fora nessa matéria. Por isso, é importante para nós policiais sabermos informações sobre a produção da droga e o seu percurso até ao seu destino. É muito importante saber identifica-la e arranjar estratégias novas para combate-la”, afirma.
Por:Polícia Nacional
COMMENTS