Telma fala da Neuza, da Neth, do Filipe, da produção e... da Voz
Rui Viegas (RV) - (risos) À parte disto quem é a Telma Seidi?
Telma Seidi (TS)- A Telma é uma mulher de personalidade forte, determinada, de carácter, brincalhona e sempre disponível para ajudar os outros.
RV - Alguma vez te imaginas-te num reality show?
TS - Talvez já me tenha imaginado pois meus amigos sempre disseram que teria jeito mas sempre faltou a coragem.
RV - E agora ganhaste coragem ! Porque é que entras-te?
TS - Entrei porque considerei o projecto diferente de outros realities isto pela vertente dos projectos sociais que cada candidato poderia levar.
RV - O teu jogo ficou pautado por muito "love". Primeiro as investidas do Sebah e depois o Filipe. Era uma tentativa de permanecer mais tempo no jogo?
TS - Acredito que não fosse, pois sempre agi de acordo com os meus sentimentos. Se fizesse jogo ficaria com o Sebah pois já sabia que tinha muito público. Logo não poderia ser jogo. Eu não conseguiria brincar com os meus sentimentos dessa forma e talvez tenha sido isso que me prejudicou, fui verdadeira demais e não soube jogar.
RV - Falemos daquilo que as pessoas querem saber!
Nós vimos umas imagens tuas e do filipe (umas onde eu e a Nair até estávamos a relatar ás pessoas o que estava a acontecer) onde parece que vocês estão a fazer o desporto mais conhecido dos reality shows. O edredoning! Eu pergunto fizeram mesmo?
TS - Já sabia que me irias perguntar isso!! (risos)
Tu que relataste o que te pareceu??
RV - (risos) Aqui quem faz as perguntas sou eu! (risos) Conta-nos tudo, não nos escondas nada!
TS - Quero esclarecer que nada aconteceu apenas uns beijos talvez. Quero dizer também que o Filipe sempre me respeitou nesse sentido e logo de início deixei claro que nada aconteceria dentro da casa e não aconteceu.
RV - Agora a pergunta que tem de ser feita. Afinal qual és tua relação com o filipe?
TS - Somos amigos. (risos)
Rui eu não consigo te levar a sério me entrevistando
RV - (risos) Não percebo porquê!
Já sabia que me ias responder "só amizade". Por isso, pergunto se não querias mais que isso? Eu vi os vossos beijos isso não pedes negar!
TS - Rui tu viste tudo e sabes de tudo !! (risos)
RV - (risos) Pois sei então conta-nos esse "tudo".
TS - Apesar de seres jornalista também viraste um amigo. Eu e o Filipe mantemos contacto e como sabes ele ainda está em CV e eu em Portugal por isso ainda não tivemos oportunidade de falar de certos assunto!!
Espero que tenhas gostado da resposta (rindo)
RV - Não era o que eu queria ouvira, ams está bem! (risos)
Agora vamos mudar um pouco de assunto, mas mantemo-nos na mesma linha. Eu vou falar de um aspeto da tua vida privada mas porque tu já tinhas falado lá dentro. Como é que o teu "quarentão de sixpack" (como tu lhe chamavas) o teu namorado, reagiu a tudo isto ?
TS - Assim que recebi o meu telefone a primeira mensagem que vi foi a dele a dizer que tinha visto que eu estava nomeada e que tinha esperança que o público me mantivesse na casa. Logo aí expliquei a minha expulsão e ele disse que tinha muito orgulho de mim e rimos um pouco da situação pois ele nunca viu-me de forma agressiva ou bruta. Então essa minha faceta foi uma novidade para ele.
Enviei-lhe o video e ele matou-se de rir (rindo)
RV - E qual a vossa situação agora?
TS - Como havia explicado dentro da casa demos um tempo (ele pediu) semanas antes de eu entrar para a casa por isso quando entrei estava solteira. Mas para mim era difícil chamá-lo de ex e até hoje talvez seja um pouco visto que é um homem que tanto me ensinou! Ele ensinou-me a amar-me, a amar a minha cor, a minha carapinha e principalmente as minhas origens africanas. Um homem que fez de mim quem sou hoje, um homem que ajudou-me a ultrapassar as minhas inseguranças. Aiiii Rui. (chora)
Ele sempre acreditou em mim e nas minhas capacidades e ao longo destes anos fez com que eu começasse a acreditar também! Respeito e venero muito ele não só pela relação que tivemos mas pelos ensinamentos que me transmitiu e continua transmitindo. Sim porque apesar de estarmos afastados ele continua fazendo parte da minha vida, considero-o o meu melhor amigo e falamos sempre que possível!! A base da nossa relação sempre foi a comunicação e por isso hoje depois desta aventura continua me apoiando e tudo o que para mim é importante. Com ele aprendi a não ter medo de fracassar, de perder pois as grandes vitorias são feitas após muitos fracassos. Essa é a minha filosofia de vida quer na minha vida pessoal quer na profissional. Para ele, a minha família, meus amigos e seguidores sou uma vencedora e é isso que para me importa. Estar rodeado daqueles que me são queridos e me amam.
RV - (chora)Por esta não estava à espera.
Agora falemos de uma pesssoa com quem não te deste nada bem. Como é que começaram os atritos com a Neuza?
TS - Meus atritos com a Neusa começaram quando ela não soube ser verdadeira, começou a mentir, quando ela começou a jogar sujo. Começou na terça-feira dia de nomeações em que ela foi levada ao hospital e regressou dizendo que não valia a pena votar no Sebah pois já lhe haviam dito, lá fora, que ele estaria nomeado pelo público e que havia falado com o marido e que por isso deveríamos mudar o voto.
RV- Há um dia em que ela te da 2 cabeçadas e não é expulsa! Sentiste-te injustiçada?
TS- Injustiçada não é a palavra certa pois parece que sou coitadinha. Talvez tenha sentido que por não ser Cabo-verdiana, ela teve essa vantagem sobre mim.
RV - Depois tu bates-lhe. E quando o fazes é pensado ou é porque chegas-te ao teu limite?
TS - Rui, conviveste um pouco comigo e sabes que não tolero que se ponha o meu carácter em causa e mentirosa é algo que nunca fui e não o seria dentro de um jogo. Sim cheguei ao meu limite porque bati sem pensar e quando cai em mim queria lhe dar mais porque ela sabia que eu seria expulsa e começa a rir, logo de seguida pega na barriga a fingir o que me irritou mais. Eu naquele momento já não tinha mais nada a perder e sim queria lhe dar mais para descontar a raiva toda que sentia. Ainda pergunto-me onde estão essas imagens nítidas, produção? Ou talvez não fique bem para a sua imagem de cantora, figura pública de Cabo Verde.
Eu fui expulsa porque naquele momento (madrugada) na casa encontrava-se apenas a pessoa que passava informação a Neusa logo aí hoje entendo tudo (Sorriso).
Ele deu a entender a minha reacção aos superiores como quis de forma talvez a defender-se das acusações e daquilo que todos já sabíamos lá dentro.
Jamais pensaram que a minha expulsão teria a repercussão que teve. Levantou questões e temas que fazem parte do nosso dia-a-dia e de muitas pessoas.
A falta de ética e profissionalismo faz-lhes errar mas pensei que depois da minha saída as coisas melhorassem mas pelos vistos não, porque continuam a não saber ser imparciais. E isso vê-se pelo projecto da tia Maria que foi retirado, alguém que foi eliminado e não expulso. Quando eles desprezam projectos não estão apenas desprezando o ex-concorrente mas sim todo conjunto de pessoas, uma comunidade e no caso da Tia são crianças que foram desprezadas.
RV - Mas é toda a produção ou alguem em particular?
TS - Eu poderia estar aqui a chamar nomes pois tenho provas e testemunhas de tudo o que se passou mas não o farei pois ELE sabe quem é e sei que a sua a consciência um dia o irá pesar.
Mas espero que as falhas desta temporada sirva para melhorar a próxima.
E que todos tenham a sua consciência limpa como eu tenho a minha.
RV- E se fosse hoje voltavas a bater-lhe?
TS - Se fosse hoje nas mesmas circunstâncias, se eu sentisse o que senti naquele momento não te vou mentir, faria a mesma coisa porque sempre fui eu e fiz o que senti no momento.
Desde a escola primária que não dava tapa a alguém, já lá vão 20 anos então agora imagina o tamanho da raiva?
Mas claro que com esta experiência descobri alguns defeitos na minha personalidade ao qual estou tentando melhor mas também no meu dia a dia não lido com 12 pessoas desconhecidas 24H por dia.
RV - A quem o dizes...
Também tiveste atritos com a neth como é que isso começou ?
TS - Começou como tudo começa na vida da Aneth, falar de mais. Falar do que não conhece e não sabe!! Alguém que diz que tenho vergonha da minha mãe claramente não me conhece. E nem a minha atenção merece sequer.
RV- Eu já a entrevistei e Ela não falou muito bem de ti! Tiveste oportunidade de ler?
TS - Sim tive claro !! (risos)
RV- (risos) E o que achas do que ela disse de ti?
TS - Aneth sendo Aneth apenas isso, como sempre arranjando forma de aparecer o que não julgo. Cada um procura fama da forma que acha melhor e que a sua consciência assim dita.
Se ela acha que a melhor forma é tentar denegrir a imagem de outros com calúnias e difamações (crime na lei penal Portuguesa) que assim o faça mas que depois perante a lei saiba provar as suas palavras.
RV- Mas acredito que não tenham sido só coisas mas o que destacas de bom desta aventura?
TS - Destaco os amigos que fiz (chora).
Tu, Rui, meu companheiro das fofocas saudáveis. A Mary que eu amo de paixão e estou morrendo de saudades. O Walter que só rebola e me diverte muito. A tia Maria que quando chegar a idade dela quero estar assim GPM. O Gy que tem um coração puro e maravilhoso e por fim o Filipe que tem o seu jeito bruto mas muito querido também.
Também levo o Sebah CHATOOO, o Ga e a Nair estou pensando no caso dela.
Levo a comunidade guineense residente em CV que me apoiou com unhas e dentes. Levo os meninos dos microfones que sempre foram bons comigo, os guardas que quando eu ia chorar para o portão tentavam me animar. E principalmente levo a única pessoa da produção que sempre soube falar comigo e me acalmar quando me via alterada.
Fogo Rui essas tuas perguntas pah!! (chora)
Aquela que me levou ao aeroporto e me deu um abraço de "até já"!! Super profissional e com uma ética de dar inveja e que alguns profissionais deveriam vê-lá como referência. Obrigada por TUDOOO Leila Brito. Pois ela foi a pessoa que depois de todo o drama envolvendo a minha saída de Cabo Verde veio apaziguar a situação.
Quero também esclarecer quando falo a "produção" refiro-me a algumas pessoas que foram menos boas comigo (os superiores) e não de toda a equipa, e eles sabem quem são.
Mas não guardo mágoas, apenas dói ao recordar a forma que fui tratada por alguns mas desejo a todos sucesso nas suas vidas.
Desejo que nunca ninguém trate seus entes queridos como me trataram e como trataram alguns concorrentes do programa.
Rv - E pessoas. Levas alguém para a tua vida ?
TS - Claro que levo!! Tu (Rui), Filipe, Walter, Tia Maria, Mary, Gy, Sebah, Ga. Ainda estou pensando no caso da tua queridinha, Nair (rindo)!!
RV - Porquê?
TS - Porque são todos maravilhosos e vejo uma amizade em todos. Gosto de pessoas verdadeiras, determinadas e sonhadoras! Pessoas que correm atrás das suas crenças e para mim vocês são isso!! Vocês são (chora) a única coisa boa que levo desta experiência sem dúvida alguma. São a amizade que Cabo Verde me deu e agradeço muito por deus ter-vos colocado na minha vida. Acredito que as nossas vidas não se cruzaram em vão.
RV - (chora) Aiiii vamos mudar de tema que isto são só lagrimas (risos)
Estamos perto da final e agora apoias os Gy de Bugo. O que é que mudou?
TS -Nada mudou, a minha opinião sobre o Gy sempre foi igual, uma pessoa super humilde e de bom coração. Talvez pelas pessoas que eu tinha na lista primeiro terem saído aí ficou só ele!! Rui diz-me, TEM COMO NÃO APOIAR O GY DE BUGO??
RV - E agora a pergunta que ninguem esperava que eu fizesse?
Tu odias mesmo a VOZ, ou percebes que aquele é o trabalho dele?
TS- Ódio é uma palavra muito pesada, Rui, porque eu até gostava dele só não gostava da sua abordagem para comigo em determinadas ocasiões, principalmente quando eu perguntava o porquê das coisas e ele não me respondia e isso deixava-me chateada aí dava-lhe respostas tortas até me responder. (Ya às vezes sou chata assim)
Imagino o que ele não se deve ter rido na regi das minhas figuras parvas !!(risos)
Como no dia em que me tirou no meio de uma discussão com o Filipe e o Sebah e me deu a missão de não discutir um dia! Hoje tenho que admitir a ideia foi genial (risos) E eu com a gana toda de argumentar até ao fim com os rapazes e não podia!! Na altura deu raiva hoje dá graça !! (risos)
Mas podes dizer à voz que não precisa se esconder mais que eu não mordo !! (risos)
Voz! I love you yaa e tenho pena que não tivemos tempo de explorar o nosso amor, sei que daria bons frutos (rindo)
RV -Tenho a certeza que sim! E eu vou enviar-lhe a entrevista para ter a certeza que ele fica a saber do carinho que tens por ele.
Vou então pedir-te que descrevas numa única palavra cada um dos outros concorrentes coquem convidaste.
TS - Uma única palavra é complicado Rui.
Ga- Um vencedor
Gy- humilde de bom coração
Maria- jovial, divertida e muito verdadeira. Uma pessoa transparente.
Nair- armada em sonsa mas uma boa sabida.
Neuza- maquiavélica armada em sofrida.
Mariana- feminista com os pés bem assentes na terra. Super inteligente e culta.
Sebah- inteligente, manipulador e um CHATOO
Walter- A diversão, um doce de pessoa
Neth- Perdida.
Filipe-Amigo, verdadeiro, bruto à montes com coração de manteiga que só mostra a quem quer.
Rui- menino com um futuro promissor, sonhador e determinado.
RV- Obrigado, minha Tita.
TS- De nada, meu Rui.
COMMENTS