meu povo, aquele senhor que há muito tempo nos tem governado com as suas barbas velhas e grisalhas, sabem quem tirou o seu "três"?
Ela é negra, feia e inteligente e ama o seu povo, só não estava a vontade com as denúncias do seu adversário Onésimo Silveira sobre o seu mal-estar atrás do palco na sua última propaganda.
Saiu do seu quarto pegou no telefone e anuncio em directo na radio horas antes do seu comício de que naquele dia e nas próximas horas iria revelar o grande segredo que o seu adversário esconde. Criou uma grande espectativa no seio da população, o povo nunca cansou de ver as grisalhas barbas de Onésimo, estavam desposto a dar a senhora Isaura uma oportunidade na autarquia se ela revelasse com verdade o grande segredo do velho Onésimo.
Vinham barrulhos da rua entrando pela janela até o quarto misturando com o barulho das ultimas noticias das campanhas autárquicas anunciadas na Radio Nacional o Dr. Onésimo tinha feito uma grande acusação a Dr. Isaura acusando-a de ter urinado atrás do palco do seu comício, acusação que só trousse muita gargalhada na boca das pessoas e comentários de que em vez de urina só saia o Dr. Jonny Walker.
Nada daquilo demoveu a coragem e a vontade da Isaura, mesmo quando ela tinha reclamado a um munícipe e amigo que ela estava cansada de ser tanto procurada, mimada e chateado pelo povo! E o munícipe respondeu.
- a senhora me desculpe pela franqueza, mas gostas muito disso, não venha-me dizer que não gostas e que esta cansada, quem cansa de comer e meter a mão no prato dos outros?
A Isaura como sempre fingiu que não ouviu nada do munícipe e seguiu o caminho ao lado do povo em direcção à rua de Lisboa para fechar a sua campanha para as autárquicas, era o último comício festa e cada vez mais o povo se aglomerava para ouvir a grande revelação, muitos jornalistas telefonavam para saberem em primeira mão, ofereceram dinheiro para adiantar o assunto e ela mostrou-se irredutível.
-não dirá nada. Disse um capanga. - Só vou relevar em cima do palco. Disse ela. Os assessores do Onésimo tentaram negociar com o staff dela para impedir a revelação do tão propalado segredo e não surtiu efeito nenhum.
Antes da chegada ao local do palco saiu a noticia na radio de que o Onésimo tinha sido hospitalizado devido a uma mal-estar, isaura concluiu que era só mais um jogo do seu oponente, as horas e os minutos gastavam a passos largos até que as nove horas em ponto chegou o grande momento.
Chegou mais uma notícia de que o Onésimo estava piorando cada vez mais a medida que o tempo passa, isaura ainda estava irredutível mesmo com alguns elementos do seu staff tentando demove-la sobre a revelação do tal segredo.
-é agora que eu vou dizer meu povo de San Centi.
O povo em berros pedindo que revelasse, e a Isaura aproveitando o calor do povo que preenchia a avenida até onde os seus olhos podiam caber.
-meu povo, aquele senhor que há muito tempo nos tem governado com as suas barbas velhas e grisalhas, sabem quem tirou o seu "três"?
Ouve espanto, gargalhada e algum dissabor no rosto de quem esperasse coisa mais importante e não senas de índole sexual. E o povo começou a enviar despautérios e acusa-la de algumas palavras e perguntas pouco chiques.
-então foi ele que ti Kutumbou?
-a coisa foi no quarto ou atras do palco a mijar?
-sua sem vergonha!
-é isso mesmo Isaura, a senhora sabe escolher um bom pé-de-meia.
A isaura pediu silencio para explicar o quê que ela queria dizer. Um pouco chocada, e testa a brilhar de calor, suor e creme Nivea, ela toda cheirosa com bafos de bebida, que pessoas em Txam de Lekrim até a cidade da Praia sentia o cheiro a gosto de Grogue velha.
-meu povo não sejam precipitados, fui eu sim, fui eu é que lhe tirei o “três” repetiu ela, o povo presente troçava, a maioria já estava abandonando o comício até que ela disse.
-sim foi eu e a minha equipa que tiramos ao Nhô velho Onésimo três deputados. Espantados a desiludidos e com caras de toscos olharam na cara da senhora e ela continuou.
-sim, tirei os três do Senhor Presidente! E chegou a notícia la do hospital de que o Onésimo já estava restabelecido e a fazer porta a porta e com uma saúde de ferro.
Pablo Galina Nerruda
COMMENTS