AJOC pede às autoridades competentes que ponham cobro as atitudes de Abraão Vicente
Home opiniãoPolitica

AJOC pede às autoridades competentes que ponham cobro as atitudes de Abraão Vicente

AJOC vem por esta via repudiar mais esta tentativa, por parte do Ministro Abraão Vicente, de instrumentalização do sector público da Comunicação Social cabo-verdiana

Abraão Vicente responde "O que mais me honrou neste 10 anos, desde o meu regresso a Cabo Verde?"
Abraão Vicente - "O país precisa da inteligência e do saber fazer de todos"
Para mudar o mundo é preciso muito mais do que palavras e críticas atiradas ao vento - Abraão Vicente
Após a análise das declarações do Ministro Abraão Vicente, que consideramos graves e um atentado à liberdade de imprensa e a independência dos órgãos em Cabo Verde, Segue o comunicado da AJOC:

Comunicado
A Liberdade de Expressão, a Liberdade de Imprensa, o Direito à Informação e a Independência dos Órgãos Públicos de Comunicação Social são princípios constitucionalmente consagrados que constituem pilares centrais do sistema democrático cabo-verdiano.
Outrossim, e para efeitos de efectivação prática, têm, na legislação ordinária referente à Comunicação Social, as regras para a sua aplicação.

Por isso, foi com estupefacção que a Direcção da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) constatou, através de publicações na rede social Facebook, e em declarações à imprensa, que o Sr. Ministro da Cultura e Indústrias Criativas considera ser da sua competência dar orientações directas para a formatação dos conteúdos dos órgãos públicos e supervisionar o trabalho dos profissionais, como se pode constatar pela leitura do post publicado no dia 1 de Março, no Facebook, sobre a cobertura do carnaval de São Vicente, pela TCV: “O Outro lado do MCIC: RTC Canal público de Comunicação Social! Estamos prontos para levar a todos os cabo-verdianos o grande desfile de Carnaval em directo de Mindelo, garantimos também cobertura com reportagens em todos os outros Municípios!”.

Para agravar ainda mais a situação o post é acompanhado de fotos que insinuam um controle efectivo do trabalho dos profissionais pelo aludido ministro, sugerindo que a ingerência não é apenas sobre a transmissão mas inclui, também, indicações directas das reportagens que devem ser feitas pelos jornalistas.

Quando confrontado com as reacções a essa interferência nos conteúdos da emissora pública, o Sr. Ministro justificou-se com a existência de um novo modelo de negócios para a RTC, e reafirmou a sua intenção de gerir directamente a empresa.

Ora, a AJOC não questiona o novo modelo de negócios que O Sr. Ministro Abraão Vicente pretende implementar, mas entende que não cabem nas competências Sr. Ministro as atribuições que relevam das suas declarações e atitudes.

De acordo com a legislação cabo-verdiana, ao Ministro que tutela do sector da Comunicação Social incumbe, definir as políticas para o sector, nomear o Conselho de Administração da empresa e estabelecer as metas gerais de cumprimento do serviço público e garantir as condições para que este serviço público seja observado.

Para isso, está definida ainda a assinatura de um Contrato de Concessão que estabelece quais são os serviços a serem prestados e as contrapartidas que o Estado deve dar à concessionária pelo cumprimento dessas tarefas.

Neste modelo, não há espaço para que o Ministro venha chamar a si a prerrogativa de implementar modelos de negócio nem decidir que conteúdos devem ser emitidos. Nem para apoucar a verdadeira missão da RTC, enquanto empresa cujo core business é a informação por excelência, informação essa que suporta os conteúdos emitidos na restante programação.

Outra grave incongruência é o facto de o governante entender que a TCV é parte do seu Ministério, em vez de um órgão público independente como consagram os estatutos da estação e da empresa de que é pertença, além de toda a legislação referente aos meios públicos de Comunicação Social.

E o Sr. Ministro Abraão Vicente deixa bem claro esse entendimento enviesado das suas competências, na entrevista publicada no Expresso das Ilhas no dia 23 de Fevereiro, em que coloca a seguinte questão: “É justo que se impeça a Televisão de Cabo Verde, que faz parte do Ministério da Cultura (que financia o Carnaval do Mindelo), de fazer a cobertura em directo, porque houve um contracto de exclusividade entre a Câmara Municipal e uma empresa privada? Não, absolutamente, não.”

Quando confrontado com esta posição o Sr. Ministro faz uma advertência velada mas bem perceptível aos jornalistas que não concordam com tais tentativas de manipulação, ameaçando-os com possíveis despedimentos, num claro desrespeito pelos profissionais que chama de pouco sérios, apenas porque defendem a independência dos órgãos de comunicação social.

Isto pode ser lido no post, no Facebook, do Sr. Ministro, datado de 1 de Março: “É normal a resistência a mudanças, mas creio que a nova geração de jornalistas que brevemente entrará no mercado saberá compreender e acompanhar melhor os novos tempos da empresa, fazendo também um trabalho de qualidade e totalmente independente como os jornalistas a sério sempre fazem. O futuro é dos que inovam e nunca dos conservadores.”

Por todos os motivos acima expendidos, a direcção da AJOC vem por esta via repudiar mais esta tentativa, por parte do Ministro Abraão Vicente, de instrumentalização do sector público da Comunicação Social cabo-verdiana, e pedir às autoridades competentes e que actuam na defesa dos direitos, liberdades e garantias estatuídos na Constituição da República, que ponham cobro a esta atitude de permanente confrontação, desrespeito pela classe jornalística, violação de princípios constitucionalmente e legalmente consagrados, ameaças veladas e directas, tentativas de desestabilização, assédio moral e apoucamento dos profissionais do jornalismo cabo-verdiano, que o Ministro Abraão Vicente vem demonstrando desde que assumiu o cargo que lhe dá a prerrogativa de tutela administrativa, repetimos, administrativa, do sector.

Para fazer valer a sua posição, a AJOC pretende diligenciar no sentido de levar as suas preocupações às mais altas instâncias legais e políticas da República, pedindo-lhes que digam à sociedade quais são os seus entendimentos em relação às situações agora denunciadas.
A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde vai, assim, em conformidade com as posições assumidas e guiada pelas preocupações expressas no presente comunicado, e para os efeitos acima enunciados, solicitar audiências com o Presidente da República, o Provedor de Justiça, a Procuradoria-geral da República, o Presidente da Assembleia Nacional e as lideranças dos Grupos Parlamentares na Assembleia Nacional.

Da mesma forma, a AJOC vai fazer chegar uma exposição, sobre esta matéria, aos organismos internacionais de defesa dos jornalistas e da Liberdade de Imprensa, nomeadamente a Federação Internacional dos Jornalistas e a organização Repórteres Sem Fronteiras, além de congéneres de vários países e das agências internacionais que regularmente estabelecem a lista de predadores das liberdades dos jornalistas.

A AJOC reafirma que essas liberdades constituem a sua causa primordial e que estará sempre disponível a lutar para que elas continuem a ser uma conquista de todos cabo-verdianos.
A AJOC apela a todos os jornalistas que não se deixem intimidar e que continuem a fazer o seu trabalho, respeitando as regras do código deontológico da profissão, cientes de que esta será a melhor forma de servir a sociedade de que fazem parte.

AJOC 

PUB

Nome

2MUCH,12,6 crianças na Tarrafal,9,Abraão Vicente,37,Adê,4,Aderito Depina,5,Africa,1,album,89,Alex Evora,27,Alicia Pereira,7,Alsis Dende,20,amadeu oliveira,33,Amílcar Cabral,8,amis g,6,Amoransa,16,anedotas,20,Angela,6,Anilton Levy,105,Anny,5,Apollo G,74,apolo sc,8,Arielson,6,Aristide Gaspar,5,Arte,7,artistasCV,18,Ashley,8,August Silva,27,Aventuras di Bubacar,8,Badoxa,14,Basket,25,Batchart,12,batuku,125,Beleza,59,Betinho,28,beto alves,8,Beto Dias,58,Beto Duarte,12,BigZ Patronato,86,Biografia,210,Black G,25,Blacka,27,BossAC,4,Boy Game,32,Breve,15,Bruce Semedo,12,Bruno Rodriguez,6,Buguin Martins,26,c.james,24,cabelo,27,Cadillac Ali,8,Calema,10,Carlos Andrade,11,carros,3,Carter MC,13,casa do lider,64,caso Davidson,6,caso patricia,4,Cesar Sanches,12,Cesaria Evora,14,Cesf,70,ceuzany,16,Charbel,23,Chrislainy Lopes,28,chuva,14,cileiza barros,20,cleiton,3,comedia,288,contos,98,covid-19,332,CRASDT,8,Cremilda Medina,16,Cultiva,15,curiosidade,701,CV,1,CVMA,49,CvTep,28,dança,40,Danilson Pires,9,David Brazao,9,Deejay R_One,12,deibby,7,delta ramantxadas,12,Denis Graças,11,Dentu Moda,17,Desaparecimento,104,Desporto,400,Detroit Kabuverdiano,8,dev,1,Devil K,13,DG One,15,diabona,17,Dibaz MOB,15,Dicas,92,Dicla,43,Dino D'Santiago,23,Divas Paris,6,Dj Kelven,9,Djam Neguin,41,Djedje,9,Djeison Lumi,21,djodje,150,Djy Indiferente,75,DNOS,9,documentário,2,Du Marthaz,25,Duelo de Artista,1,Dynamo,58,Economia,4,Eddu,24,Edwin,5,Elias Kailan,5,Elida Almeida,72,Elji Beatskilla,42,Elly Paris,35,Eloisa,5,Eminem,5,emprego,3,Entrevista,167,Erros nos manuais,7,EtelLopes,28,evelise carvalho,4,Evento,465,Expavi,11,FattúDjakité,13,Ferro Gaita,15,Fidjos Di Belo Freire,14,fidju di nhu Santu Amaru,5,fil g kamporta,40,FlowPezoD,7,Fofoca,371,França,124,Fred G-HarT,8,Fredked SamBriu,11,freirianas guerreiras,15,Fugi Regra,15,Funana,559,Futebol,106,Ga daLomba,23,Gabriela Évora,5,Gamboa,1,garry,94,Gaucho do Bem,52,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,32,gilson furtado,17,giovani rodrigues,42,Grace evora,16,Gracelino Barbosa,21,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,84,Hilário Silva,17,Hip Hop,1480,info,2,internacional,222,intimo,14,Isah,14,IUcv,5,IvanAlmeida,2,Ja Diva,23,Jacky,11,Jailson,25,JamesTC,5,Jassy Correia,10,Jay,61,JCF,20,jennifer dias,20,Jéssica Pellegrini,7,Jimmy,7,Jm Caps,5,JoaoBranco,3,Joaquim,1,Jorge Neto,30,Josslyn,63,Judepina,5,JuntosMusica,52,kady,9,Kaka D'Lidia,10,Keyla,26,Kiddye Bonz,24,kizomba,449,KMA,7,Komikus Tarrafal,25,Kruvela Jr,10,lavinia,16,Lavvy,22,lejemea,59,Lenira Querido,7,Leny,3,Léo Pereira,57,letras,32,Leydy,10,Lippe Monteiro,20,Lisandro,20,Lista10,6,Loony Johnson,49,Loose Jr,9,Loreta kba,68,lost,9,Lura,20,Maicam Monteiro,38,Mannó,4,marcia cruz,8,maria silva,3,Mario Loff,129,Mario Lucio,24,Marito,11,Mauro Barros,4,Mayra Andrade,20,Mc Acondize,19,mc distranka,13,Mc Katxupa,19,mc panki,29,mc prego,140,Mc Tranka Fulha,139,mc tupa tupa,8,Mellanie Tavares,5,Menina Allycia,4,Mentis Kriolu,4,Meteo,1,Miguel Andrade,31,Mika Mendes,20,Miny blaa,16,Miss,40,mister cabo verde,5,Mister MC,5,Mito Kaskas,37,MituMonteiro,4,moda,142,MonteTxota,31,Morena Santana,15,Mota Jr,33,Mr. Carly,5,Mudjeris di Bom Sperança,17,Mural Valete,18,musica,4972,Myriiam,12,N.I.Abensuod,4,Nair Semedo,4,Nandorex,7,Naytchy MG,10,ne jah,49,Nelson Freitas,50,Nelson Junior,3,Neuza,34,Neyna,67,Nikess,5,Nissah Barbosa,14,Nittó Destiny,12,Nitto Love,7,Nuno do Guettoh,11,opinião,2502,OsmarBrito,1,Papa Rocha,4,PCC,16,pentiados,6,Platão Borges,20,pnd,3,Poema,244,policia,65,Politica,428,Populares da Semana,2,Princezito,39,Projota,18,Promo,78,Puto G,10,Quemé,11,racismo,8,Radio,1,Rahiz,50,Rapaz 100 Juiz,46,Ravidson,4,Ray G Corvo,10,Receitas,12,Ricky Boy,31,RimAsom,9,rip bela,4,Ritchaz,9,Romeu Di Lurdis,45,Rony Cirilo,8,Ruben Lobo,2,Ruben Teixeira,29,ruddy boy,9,Rui,35,Ruth Furtado,4,salamita,10,Samora,3,Sandrine,4,sandro monteiro,14,Santa de volta,11,Sara Andrade,9,Sara Tavares,10,saude,61,SCV,18,sebah,104,Selson Batalha,6,Sem Pressa,36,Sem Truques,7,ShadeB,21,SiBi,19,sociedade,3325,solidariedade,134,Som di Terra,3,sondagem,2,soraia ramos,84,soraya,4,Sos Mucci,52,StevenR,5,Su Boss,9,Surf,9,Sussu MT,7,Suzanna Lubrano,25,TACV,53,Tarrafal,259,Taylor Moikano,5,Teatro,15,Tec,11,Tecnologia,17,Thairo Kosta,28,The Profit,40,Tikai,46,Tinho Star,10,tininho cruz,10,TitoParis,2,Tixa,22,To Semedo,22,Tony di Frank,19,Tony Fika,65,Tony Mamaidoka,13,toru,29,Totoloto,6,Trakinuz,33,turismo,6,Ultimas gotas,9,Vado Más Ki Ás,39,VanessaFurtado,8,vania,5,VannyReis,1,VBG,28,video,8506,Viral VDM,79,Wade Silvino,6,Will.G,5,WillG Loko,13,Willy Semedo,62,Wilson e Zidane,1,Wise Henrick,43,xaioi,4,Yara dos Santos,21,Young Problema,11,Za Preta,7,Ze Badiu,17,Zé Carlos,5,ze espanhol,89,Ze pikenu,10,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: AJOC pede às autoridades competentes que ponham cobro as atitudes de Abraão Vicente
AJOC pede às autoridades competentes que ponham cobro as atitudes de Abraão Vicente
AJOC vem por esta via repudiar mais esta tentativa, por parte do Ministro Abraão Vicente, de instrumentalização do sector público da Comunicação Social cabo-verdiana
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxSELmrosA0hSzvycV33m1UrTwaABxqmZJFhzO-RwGE_DyRVQALd1Cs7o_a6KsvX25n8osDShGZ9FaOuZB7bDahAYUSfhmMj-6fheXFF5PBcBlTu7IT6T7WLFZqliiRR1I2ovfBPsdJG0d/s640/abraao+vicente+aj.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxSELmrosA0hSzvycV33m1UrTwaABxqmZJFhzO-RwGE_DyRVQALd1Cs7o_a6KsvX25n8osDShGZ9FaOuZB7bDahAYUSfhmMj-6fheXFF5PBcBlTu7IT6T7WLFZqliiRR1I2ovfBPsdJG0d/s72-c/abraao+vicente+aj.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
https://www.dexamsabi.com/2017/03/ajoc-pede-as-autoridades-competentes.html
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/2017/03/ajoc-pede-as-autoridades-competentes.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Ler Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content