Como pode uma cantora de fado receber um premio de Kizomba Por exemplo?
Quando partilhamos existe justiça, quando nos apropriamos de algo normalmente apoderamos-nos e aproveitamos-nos de algo que não é nosso...
Com rebuçados, pastilhas e canetas só tratá desentendimento, com a cultura de outros poderemos destruir um povo na sua identificação.
A kizomba desde quando pode estar conotada em discursos como musica portuguesa??
Como pode uma cantora de fado receber um premio de Kizomba Por exemplo??
Se certas musicas são realmente a extensão cultural dum povo obviamente estas preenchem factores unicos que por uma questão de respeito á propria humanidade não deveriam ser alterados..
O racismo é um crime á humanidade porque viola os principios mais basicos da vida humana então a apropriação cultural também pode ser vista da mesma forma.
Digo isto porque a riqueza do Mundo está na diversidade que se protege ou devia-se proteger para contemplarmos essa mesma riqueza Pelo maximo de geracões possiveis.
Hoje Esta Tudo muito difuso, Nas varias areas da Vida em sociedade, derrepente parece bem pegar em Tudo alterar e apresentar um novo conceito.
Entendo que estejamos numa redifinição do "EU" mas existem bases até mesmo em ciencia que se alteramos o resultado é destruição.. Tudo Mundo Existe Sobre um equlibrio muito fragil e sem margem .
Talvez eu veja longe mas a destruição da humanidade Será a falta de limites e na sua insistencia pelo desiquilibrio da propria natureza que ela viola e tortura á procura de escrever uma realidade em que ele é o centro.
O deus que há em nós não está a saber gerir com justiça o poder que tem Nesta luta incessante Pelo poder.
Eu sei que é falta de conhecimento que faz muitos não perceberem o porquê de me mover desta forma, talvez uma maioria não perceba que em todo o lado onde um povo indigena vive fora do seu habitat natural em certa forma sofre do mesmo, sofre por ser explorado, sofre por não ter oportunidade igual, sofre por ser o que menos ganha com o que é culturalmente seu.
Sofre Por não ser respeitado.
Sim precisamos nos organizar, mas por causa disso não podemos exigir respeito da parte dos que nos exploram pedindo que sejam humanos e justos??
Se tu vives num mundo injusto como este que vivemos e não sentes-te revoltado então não tens coração.
Se vives e sentes mas não detonas pra fora és um acabarás num "morto vivo".
O status Quo virou uma Prisão onde aprisionados julgamos que é uma escolha e " fugimos " da realidade vivendo numa bolha enquanto vemos a humanidade se autodestruir.
Se tens vida no corpo, sangue nas veias, coração e defendes principios de justiça é impossivel que não vejas o que se está a Passar, preferes não ver e deixas que a maldade e a injustiça governe enquanto cobardemente olhas pro Céu e culpas Deus.
Talvez eu esteja comprometido desta forma por ter acompanhado e assistido a industria e sociedade portuguesa onde eu nasci e cresci no seu desdem que mostrava pelo que é nosso.
Eu acompanhei varios ciclos, fui uma vitima desse desdem, desse preconceito na maior parte das vezes alimentado pelo racismo.
Varias vezes senti a repugna quando me expressando culturalmente chamavam meu orgulho de manifestação de macaco.
Eu não cresci sentindo que me respeitavam como ser e povo, hoje sou HOMEM E NÃO SINTO QUE ME RESPEITAM POR SER UM HOMEM DUM POVO NA SOCIEDADE QUE "EU" AJUDEI A DEFINIR.
Talvez uma maioria não perceba que devido a Portugal ser o nosso "Google" , dos Palop Claro, muita da confusão na interpretação, difusão e divulgação da nossa cultura provém da forma como eles decidem passá-la pras grandes massas, já que eles são donos dos media em que operamos.
Já viviamos gerações em Portugal e os media não representava de verdade e com orgulho a multiculturalidade da sociedade , em 2017 também não com a excessão de que hoje o que difundem tem mais a identidade deles que nossa e ainda que sejamos nós o talento são eles Quem ficam com a maior fatia do bolo económico de algo que nos privaram gerações de ser a fonte real e solida de economia para sustento das nossas familias.
Ser um artista negro em Portugal foi sempre um martirio.
Eu não posso ser exagerado quando o dicionario define apropriação cultural, quando a comunidade intelectual no mundo inteiro confirma a mesma definição e quando eu uso o Meu discernimento e encontro-a na sociedade onde vivo.
O que vos move é o medo , medo de terem sempre existido a pedir permisão, medo de não serem amados por sofrerem de autoestima, amado pelas massas devido a ausencia de apoio dos media portugueses, vivemos no desejo da aceitação da própria sociedde que resiste em nos integrar.
Vivemos com medo do confronto que pode promover a mudanca e quem sabe um melhor trabalho cooperativo entre as ex colonias e o colonizador porque drenados na luta de existirmos já só queremos um lugarzinho onde possamos apenas respirar..
CADA VEZ QUE UM DE NÓS QUER FALAR DE COISAS SERIAS ELES NOS CALAM, NOS RIDICULARIZAM E CONSEGUEM DESVIAR O ASSUNTO POIS FALTAM BASES AOS NOSSOS PARA PODER ENTENDER O QUE SE PASSA COM A GENTE E PROTEGER QUEM LUTA PELO TODO, NO MEIO DISSO OS NOSSOS CONFUSOS MOVIDOS PELO MEDO ACABAM POR CRIAR A DIVISÃO QUE NOS DESTROI POR DENTRO COMO GRUPO..
EM CASO DE DUVIDA GENTE VEJAM-SE AO ESPELHO POIS NUMA GUERRA ABERTA EM CASO DE DUVIDA NÃO ATIRAREI NUM IRMÃO, TALVEZ O PROTEJA.
Pesquisem Sobre Quem são, pesquisem Sobre onde estão e Quem esses são, usem isso para se situarem porque se estão á espera que a justiça caia do céu ou que seja conseguida Por "outros" e a gente ganha todos TÃO MUITO MAL ENGANADOS...
NOS SOMOS O ASPECTO FISICO E HUMANO DE DEUS ASSIM COMO O LEÃO É MAIS UM, E UMA ARVORE E ETC, NÃO VIRA DEUS NENHUM SALVAR NINGUEM, NO MINIMO A NATUREZA DIRÁ BASTA E PARA REPOR O EQUILIBRIO ELIMINE O VIRUS DO SEU SISTEMA.
De Jesus Morais
COMMENTS