viver a cultura da terra “kretxeu” é um sonho a se realizar...
Foi fundado em Rotterdao, em 22 de Fevereiro de 1998. A iniciativa partiu de alguns jovens que noutra hora pertenciam à um outro grupo cultural denominado “Finka Pé” que viria a desaparecer devido a mudança de interesse da maioria dos membros.
Os fundadores do Grupo Cultural LANTUNA, querendo dar continuidade à expançao da cultura Cabo-verdiana no dominio do teatro, danças, musiscas tradicionais, nomeadamente o batuco, a morna, a coladeira, o cola san jon e a tabanka, não perderam a oportunidade e lançaram logo ao trabalho.
O Grupo é formado por 15 (quinze) elementos, sendo 6 homens, 1 criança com idade de 9 anos e 8 mulheres. Os elementos são todos voluntarios que pretendem aprender e expandir a cultura de Cabo Verde em diversos dominios, como em cima apontados.
Com alguma experiencia nessas areas, o Grupo Cultural LANTUNA, efectou algumas degressoes por diversos palcos europeus. A Belgica, Luxemburgo, França, Suiça e a Inglaterra são os paises por onde o grupo levou um cheirinho da cultura folclorica Caboverdiana. Na Holanda, o grupo tem participado em diversas manifestaçoes culturais. Desde de worshops para escolas e instituiçoes diversas, à grandes shows. De Doelen, Schouwburg, Off corso, Zuidplein Theater, Biblioteektheater, WMDC, etc, são alguns dos palcos por onde o Grupo Cultural LANTUNA, apresentou alguns itens da cultura de Cabo Verde.
Sendo a cultura o elo forte de ligaçao entre povos, o Grupo Cultural Lantuna, participa em diversos festejos de casamentos multiculturais onde o noivo ou a noiva é de descendecia Caboverdiana, levando costumes tradicionais a outras paragens.
O Grupo anseia participar em actividades culturais em Cabo Verde, para poder confrontar in loco com a cultura que lhes corre na veia. É importante salientar que nem todos os elementos nasceram ou cresceram em Cabo Verde e por isso, viver a cultura da terra “kretxeu” é um sonho a se realizar, e também num mundo de intercâmbio envolver com outras culturas lusófonas e não só.
Diversos são os projectos em curso. Brevemente o grupo irá dar ao publico amante da cultura Caboverdiana, a sua criaçao expecifica no ramo do batuco e da dança deste genero.
Grupo Cultural LANTUNA almeja estar sempre presente em festivais onde são espelhados os costumes culturais folcloricos, dai o slogan do grupo seja; A CULTURA É O HABITO E A IDENTIFICAÇAO DE UM POVO
COMMENTS