2017 vem com novidades. Agora ja podes ouvir o novo trabalho de D3vil.K, tambem ler a entrevista exclusiva aqui no Dexam Sabi
Tento fazer o que sei da melhor forma possível, procuro sempre uma originalidade, não seguindo nenhuma das linhas do rap kriolu, nesse aspecto me considero um ser insaciável, em constante procura e sim posso dizer que é mesmo um trabalho diferente.
Fala dos temas abordados nesse novo trabalho?
Praticamente esse trabalho descreve o que senti depois de ouvir e ver nos varios MC’s kriolus que surgiram durante esses anos que me ausentei e que agora fazem a cara do rap das ilhas. Resumidamente esse trabalho descreve o meu percurso, do antes e do agora, e cada musica da continuidade a outra, foi tudo feito propositadamente. Foram anos de trabalhos, e tudo foi trabalhado detalhadamente com a ajuda dos meus irmãos, que me suportaram de inicio a fim. Aproveito para agradecer a todos eles.
Qual é o objetivo do teu RAP?
Sou um caminhante, alguém uma vez disse-me que sou uma pessoa muito imprevisível. De facto, o que posso dizer de momento é que não traço objetivo preciso para o meu rap, rap é vida, vivo o rap intensamente, posso não estar a gravar ou mesmo a compósita mas certamente em algum sitio estarei a ouvi-la, é algo que em min se manifesta naturalmente, por isso não me procuro definir.
Os rappers influenciam de certa forma a sociedade que vivemos hoje, tens essa ideia? Fazes as tua musicas pensando nisso, ou nem por isso?
Tenho a plena consciência, e posso dizer friamente que os actuais chamados ‘’rappers’’ para min não passam de figuras que nada mas fazem, a não ser alimentar os seus egos. Publicamente peço desculpa a todos porque me sinto envergonhado com tudo isso por ter meios e não poder contribuir devido a fatores que ultrapassam a minha vontade.
A sociedade ainda não acordou, muitos dizem viver o rap, mas no fundo apenas estão a ver e a ouvir o que praticamente a massa anda a ouvir, ou seja a seguir essa tal linha imaginaria do rap criolu, para mim isso é absurdo, e só prova o contrario, que todos querem lutar por um lugar no stage para viverem a fama, os verdadeiros MCs que passaram pelo corredor do backstage com essas figuras afirmam o mesmo, aqueles que considero os verdadeiros MCs, os chamados guerreiros do hip hop Kriolu, aqueles que deram parte das suas vidas, para que a nova escola usufrua dessa arma poderosa e linda que é o rap sabem disso e mesmo feridos ou até esquecidos não exitam em gritar novamente por ela, podem não acreditar mas para mim esse movimento se tornou uma conspiração. O rap kriolu se tornou uma estratégia para fomentar e desviar ainda mais massa cabo-verdiana. Todos andam a dizer que o Hip hop criolu anda em alta, pelo facto de ganhar espaço na midia, mas no fundo deu-se um declínio cultural ainda mais a alienação.
Onde queres chegar com a tua musica?
… aos ouvidos de quem o ama e o vive e nada mais...
COMMENTS