Por acaso alguém já parou para pensar nas frustrações que um jovem sente depois de anos de estudos, com o curso feito e sem trabalho?
O Tempo passou, os meninos já estão crescidos, o mundo evoluiu e quais são os nossos planos?
As campanhas eleitorais já começaram e as eleições vão ter lugar no próximo dia 4 de setembro. Para ser sincera estou preocupada com o futuro de Santa Catarina, o futuro de nossas crianças, mas por agora estou seriamente preocupada com o presente dos nossos jovens.
Por acaso alguém já parou para pensar nas frustrações que um jovem sente depois de anos de estudos, com o curso feito e sem trabalho? Estejamos cientes porque muitos estão lutando e brigando apenas por poder e não com o intuito de trabalhar em prol do desenvolvimento do povo (como alguns proclamam) ou do País.
Ainda me lembro da disputa que houve nas eleições anteriores para a câmara municipal de Santa Catarina de Santiago. Depois de estar tudo claro sobre quem havia ganho as eleições nas diferentes câmaras municipais do país, mas a cidade de Assomada vivia numa dúvida sobre os resultados das eleições. Teve até casos de polícia e tribunal tudo porque ainda não estava claro quem havia ganho as eleições. Motivo que me levou a pensar, mas o que é que a Câmara de Santa Catarina tem que leva a conflitos desse tipo, mas depois das eleições (quando já se descobre o vencedor) não se faz nada pela tão desejada cidade?
Ainda me recordo do episódio do conflito envolvendo batatas e cebolas no mercado de Santa Catarina. Os envolvidos mereciam um castigo à altura do tal comportamento, mas o caso foi passando e o povo, para variar, deixou passar. Só acho que todos os que se candidataram eram capazes de fazer um bom trabalho no conselho, mas enfim. É triste quando nós os jovens vemos para Santa Catarina, o “antes” e o “agora”, e notamos que Santa Catarina continua atrasado. Com isto não quero dizer que nada foi feito para a Assomada, estaria sendo injusta, mas “kau klaro ka mesti Kandero”.
O que foi feito e o que não feito sei muito bem. Só um pequeno esclarecimento da minha parte. Os diferentes partidos que estiveram à frente da Câmara de Santa Catarina não fizeram grande coisa para a cidade (tudo farinha do mesmo saco). Até parece que estão a brincar com o povo de Santa Catarina e a minha indignação é ver pessoas de Assomada indiferente em relação ao que tem estado a acontecer. Não aceitemos conversas “sabi” da época de campanha e após a vitória nada é feito para o bem dos filhos de Sta. Catarina.
Para o futuro eleito à Câmara um conselho: não fiquem sentados a espera da esmola do governo. Vocês como líderes devem ser os primeiros a darem o exemplo. Levantem da vossa cadeira de rei e saiam fora em busca de algo de bom para trazer para “casa”. Façam parcerias com as outras Câmaras de outras cidades em Cabo Verde e fora dele. Batam em portas e mostrem as necessidades de Sta. Catarina e dos filhos dela.
Já reparam que quando entram nas Câmaras municipais os Presidente entram todos bonitos sexy´s mas saem de lá barrigudos, resultado de muito comer e sentar e pouco fazer, para não dizer nada. Quanto aos filhos de Santa Catarina de Santiago, torna-se urgente levantar os pés do chão, elaborar projetos e procurar possíveis financiadores e criar empresas geradores de rendimentos.
Fazer isso contribuiria para o desenvolvimento da minha, tua e nossa cidade. Importa agora tirar o nosso cavalinho da chuva e consciencializarmos que não podemos esperar apenas pelas Câmaras municipais porque elas não vão servir de pais de ninguém. Quanto aos candidatos e elementos que fazem parte das listas, por favor, não prometam o que não podem cumprir. Basta de enganar os inocentes.
Fiquem cientes que desta vez quem vencer as eleições deve trabalhar a sério caso contrario “nu ta tra nhós di lá”. Chega de levar desaforos. Justamente Sta. Catarina que desde sempre lutou para que os seus filhos estudassem e fossem alguém na vida.
Muitos emigraram devido ao clima de desânimo e de pobreza que se vive ali. Hoje temos grandes homens e mulheres formados que podem ajudar, mas que não estão nem um pouco interessados no desenvolvimento da cidade a não ser para entrar em conflitos com o partido oposto porque somente importa o poder que lhes possibilita comer e beber do bom e do melhor e passear à custa do povo.
Somada Dja Tchiga Hora e Agora é a Hora”"
COMMENTS