O Caso amoroso de Celso Morais com a música começou com um instrumento, a flauta , como dizem ter acontecido com o seu falecido parente e grande músico/compositor cabo-verdiano Luis Morais...
O Caso amoroso de Celso Morais com a música começou com um instrumento, a flauta , como dizem ter acontecido com o seu falecido parente e grande músico/compositor cabo-verdiano Luis Morais.
Com apenas 14 anos de idade, em 1994 Celso destacou-se como a mais jovem mente criativa por trás do grupo de hip-hop "Shot Gun", do qual ele foi pralém de mc , o produtor.
Em esforços para permanecer fiel às suas raízes, Celso sempre foi consciente de adicionar à sua música, estilos tradicionais cabo-verdianos, como 'Coladeria "ou mesmo" Morna "e manter presente na sua musica algo da sua cultura caboverdiana na maior parte das vezes mantendo a lingua caboverdiana presente.
Suas letras falavam de um jovem preocupado com a preservação, continuação da sua cultura e identidade no mundo, juntamente com a moral e os valores com os quais ele foi educado.
Celso já era conhecido como sendo uma das mais sonantes vozes entre os jovens da sua faixa etária quando, não surpreendentemente, em 1998 ele lança o seu primeiro álbum com o grupo "Guetto Squad".
Esse album era baseado em letras de crítica social.
Sendo ele produtor musical inicialmente fazia sempre parte de varios projectos e até grupos.
Quatro anos mais tarde, Celso juntamente com seu primo formaram um novo grupo chamado "Ss" em referência a 'Sampadjudos' um dos dialetos do crioulo cabo-verdiano e lançou seu primeiro álbum em 2004 com o nome "Escuta Só" para poder se expressar duma forma mais constante e pessoal em seus trabalhos.
"Escuta Só", foi distribuído pela grande loja de musica, Sons D'África, o que permitiu-lhe chegar ás comunidades onde a língua oficial é o Português.
Com o seu single e vídeo "street life", ele tocou as vidas de muitos jovens que se identificaram com a sua mensagem.
Em 2005, ele continuou como "Ss" e lançaram o álbum '"Ss Continuação", o segundo com o grupo "Ss", mas terceiro em sua carreira.
Nesse mesmo ano, eles apresentaram os seus fãs mais uma obra maravilhosa, refletindo seu talento, diversidade cultural e musical com o hit single "Olim Li" (Eu estou aqui) num album de kizomba.
A Editora Sons D'África também apoiou este álbum "VIP - I Wanna Know" e eles mais uma vez conseguiram uma grande aceitação no meio da musica africana onde eram de certa forma novidade.
A representação de Celso no video single "Pedro" do album "" Ss Continuação " tem um impacto tremendol na população jovem como ele retrata a negatividade que as minorias jovens, que são na sua maioria descendentes de imigrantes, passam em portugal.
Ainda em 2005 a Editora francesa "Verydeep" chega a portugal e patrocina o que veio a servir como uma catapulta na carreira deste jovem artista com a tourné "hiphopstar2005" que fez Celso ganhar uma fan base mais abrangente em portugal.
Agora, com a sua reputação de diversidade musical , originalidade e personalidade forte combinada a ser destacada, a Verydeep patrocina seu terceiro trabalho de hiphop como " Ss " fazendo dupla com o primo, que é editado em 2006.
Sob o nome Samp abreviado de " Sampadjudos "eles emergem no mercado main stream Português com dois video singles.
O primeiro "Tu És", alcançando o 3º lugar nas tabelas de radios grandes e o segunda, com um dos nomes mais famosos na indústria do rap francês, Zoxea, com o video single "Connexion" que lhe permite entrar já nos ouvidos do mercado frances e também aparecer nos media em frança.
Nos anos que se seguem, Celso continua trabalhando com vários artistas nacionais e internacionais na indústria da música, tornando-se um dos produtores mais respeitados em sua área.
Em 2009, ele lançou desta vez a solo, o "Faixas Perdidas" .
Este trabalho foi feito principalmente em caboverdiano e assinou com seu nome de nascimento e a sigla OPP, que representa o nome do bairro onde ele cresceu ( Outurela Portela Projects).
Em seguida, ele se torna conhecido como Celsopp e serve como um ícone do hip-hop em portugal sempre sublinhando a sua cultura e descendencia caboverdiana.
Em 2011, ele lança o seu primeiro álbum de download gratuito através da sua rede social com o nome de " ilumina a ti".
O álbum transmite vibrações positivas, musicalidade e envia uma mensagem que inspira uma mudança na sociedade.
Ainda em 2011 ele lança uma canção "Um Sonho", que no ano seguinte, em 2012, foi nomeada para melhor reggae no CVMAs (Cabo Verd Music Awards), musica essa que viria mudar mais ainda a forma como o viam como musico e viria a acrescentar mais valor ainda demonstrando a sua diversidade musical e cultural.
Em 2013 lança seu sétimo álbum de hiphop com o nome de "7", que foi o seu primeiro trabalho em formato mixtape tornando-se disponível apenas na internet!
Em 2014 ele lança o seu oitavo CD de hiphop, este também a solo que teve uma aceitação sem precedentes.
Album este feito especialmente só para os seus fans verdadeiros como satisfação num periodo de transição que viria a ditar o futuro de sua carreira.
O " Cultiva" esgotou-se nas lojas na primeira semana de vendas.
Ao mesmo tempo , ele tem a oportunidade de ir trabalhar no mercado francês e é quando ele decide mudar sua identidade como artista para que ele possa expressar-se para um público muito mais amplo.
Desta vez totalmente a solo , um novo alter ego onde ele se manifesta em uma versão muito mais ampla através da mistura de todas as suas influências musicais com a base de sons urbanos como hiphop e reggae, casando-as com a sua cultura onde as energias se fundem em um som que promete boas energias e emoções!
Em 2014, ele abriu um novo capítulo como RAHIZ, uma nova jornada, uma nova abordagem, um novo sentimento como artista na esperança de compartilhar com o mundo esta nova visão de si mesmo como artista e mente criativa !!
Neste momento está em frança e muita novidade vem a caminho , entre elas participações internacionais , shows e promoção além fronteiras e comunidade.
SHOTGUN: GUETTO NA MEMORIA 1997 (K7 MIXTAPE)
GUETTO SQUAD: OPERACIONAL 1999
S.S: ESCUTA SO 2004
S.S: CELSO E IVO /VIP I WANNA KNOW 2005
S.S: CONTINUACAO 2005
SAMP: OTHER LIFE 2006
CELSOPP: FAIXAS PERDIDAS (STREET ALBUM) 2009
CELSOPP: ILUMINA A TI (ALBUM DIGITAL) 2011
CELSOPP:POLÉMIKO (ALBUM DIGITAL) 2012
CELSOPP: 7 (MIXTAPE) 2013
CELSOPP:CULTIVA 2014
Rahiz:The i in me (MIXTAPE)
fonte: Photo By Kevin Francois Photography
COMMENTS