Deus pode te dar muito mais do que você alguma vez imaginou
Amar alguém, fazer parte da vida de alguém, procurar um(a) companheiro(a) para a vida faz parte de nós como seres humanos. Originalmente, Deus não nos criou para vivermos sozinhos. Deus criou um casal: homem e mulher. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois numa só carne”, diz a Bíblia em Gênesis. 2:24.
Se voltarmos a memória ao Éden, encontraremos uma das maiores provas disso, quando Deus disse que não era bom que o homem estivesse só. Só Adão em toda a criação de Deus não tinha uma companheira; viu Deus que isso não era bom e decidiu criar uma companheira para ele. Tomada do próprio homem, a mulher não foi criada de nenhuma parte superior ou inferior de seu corpo, e sim de sua costela, de seu lado, para lhe ser igual. E assim, Deus viu que agora era bom.
Não é maravilhoso ver um casal apaixonado e que se amam? Emocionamo-nos com isso, aplaudimos as declarações de amor e torcemos pela felicidade um do outro. Deus nos criou para completar o outro e muitas vezes nós mesmos declaramos que somos a “metade de alguém”, “somos a parte que lhe completa”. Mas, essa busca para encontrar a nossa metade tem sido uma das maiores decepções para muitos. Quantas histórias tristes de namoro, noivado e casamento você já ouviu ou presenciou? Ou melhor, você já foi o personagem de alguma dessas histórias? Muitas juras de amor durante o período de namoro se transformaram em um viver de sofrimento e lamento. Certamente que nenhum dos dois imaginaram que essa seria o futuro deles. Por que um homem ou a mulher se tornam monstros depois de casados? Para onde vai o amor? Por que não é mais “eterno”?
As promessas, as declarações de amor e compromissos selados agora são apenas frases lindas escritas em folhas rasgadas, maltratadas e levadas pelo vento do tempo que não mais traduzem a essência de seus significados.
Só vemos tristeza no rosto de alguém que sofre por amar tanto ao outro. Seria isso o plano original de Deus ao criar os dois? Seria isso a idéia que Deus tinha em mente quando disse que não era bom que o homem estivesse só? Enfaticamente, digo que não. Quando Deus diz que o desejo de seu coração é que fossemos felizes para sempre, pode ter a certeza de que isso realmente é o que Ele deseja para você e eu.
No livro bíblico de Isaías, Deus diz que Seus pensamentos são mais altos que os nossos e conhece o nosso fim desde o começo. Nada do que Ele idealizou para a nossa felicidade foge ao plano original a menos que nós mesmos o frustremos, seguindo nossas próprias paixões e desejos egoístas.
O que acontece então? Por que o mais lindo romance, as mais lindas histórias de amor se tornam em memórias de terror? Por que não podemos simplesmente ser felizes como um dia prometemos? A resposta eu não sei, mas eu sei que nem todas as promessas e juras de amor saem de um coração genuíno e que realmente ama, sei que por detrás de todo casal feliz há um outro ser, humano ou demônio, torcendo para que tudo acabe em dor, e sei também que as nossas escolhas definem a nossa felicidade futura ou não.
Os valores morais de nossa sociedade foram invertidos, o respeito àquilo que é moral parece coisa falada apenas em igrejas ou na boca de religiosos, muitas vezes chamados de chatos, querendo converter o mundo. A minha visão sobre namoro e casamento não é o mesmo para muitos de meus colegas; o que penso da vida a dois não é a mesma coisa que alguém acredita ser. E falar em casamento no Séc. XXI é motivo de gracejo entre muitos.
Uns apenas querem curtir a vida a seu modo, ferindo corações, destruindo sonhos e por mais que uma decepção nos sirva de exemplo, nos parece mais que a história se repete e a cada dia de forma mais desastrosa. Mas será que no fundo todos nós, religiosos ou ateus, não procuramos a felicidade ao lado de alguém? Por que então os princípios a isso arraigados não podem ser os mesmos? Seriam diferentes os corações ou os sentimentos de amor? Somos diferentes do primeiro casal que Deus criou?
Eu não sei se você é homem ou mulher, mas sei que você deseja ser feliz ao lado de alguém que você ama e deseja que esse sentimento seja recíproco. Se quem você ama é a pessoa ideal para você eu não sei e talvez nem você ainda saiba, mas quero apenas que você lembre de uma coisa: Deus criou alguém para amar a todos nós!
Lembre que foi Deus quem disse que não era bom que Adão estivesse só e creio que o mesmo Ele diz se você está se sentindo sozinho(a), solitário(a) e procurando um(a) companheiro(a), mas lembre também que foi o próprio Deus quem criou a Eva, trouxe para Adão e realizou o primeiro casamento. Esse mesmo Deus vai trazer alguém de que você precisa e merece para serem felizes juntos e pra sempre, basta deixar que Deus escolha essa pessoa para você.
Às vezes o nosso erro é apaixonar pelo charme de um rapaz ou a beleza de uma moça, sem ao menos compreender que beleza não traduz caráter e nem todos os rostos lindos têm o mesmo coração; atrás de um sorriso encantador pode haver um homem sarcástico, rude e egoísta ou uma mulher vaidosa, rixosa e rude, e nos iludimos sem perceber o perigo que geralmente quando apercebidos é demasiado tarde.
Para você, jovem como eu, só posso afirmar que Deus deseja lhe ver feliz ao lado de alguém que Ele criou para ser seu companheiro(a). Como saber quem é, é apenas uma questão de conversa entre você e Deus. Pergunte a Deus por ele(a), peça a Deus que lhe dê alguém segundo o Seu coração e certamente Ele o fará. E então, tenha a paciência para esperar o momento que Deus escolher para o encontro entre você e ele(a).
A Bíblia já dizia que o coração do homem é enganoso e nem sempre saberemos até quando o amor pode ser eterno, mas entre fazer a minha própria escolha ou deixar Deus escolher, prefiro que de Deus venha aquela que Ele escolher para mim. Assim, nos livramos de tanta dor e sofrimento por amar alguém que não nos completa e viver entristecidos por escolhas baseadas em aparências ou interesses puramente egoístas, em nome do amor. Mas, e quando depois de alguns anos o parceiro(a) muda? Só sei que se existir o amor e Deus no centro tudo será resolvido. Ninguém disse que casais não brigam ou se desentendem, mas casais que se amam superam tudo isso em nome do amor.
Deus pode te dar muito mais do que você alguma vez imaginou, apenas espere Ele, espere por Ele e ao lado dEle. E eu, desejo que você seja feliz todos os dias de sua vida.
Texto de Isaías Cardoso
COMMENTS