Estado da Nação: Discurso de Fernando Elísio Freire
Home opiniãoPolitica

Estado da Nação: Discurso de Fernando Elísio Freire

CABO VERDE/ESTADO DA NAÇÃO:DISCURSO DO LÍDER DA BANCADA DO MPD - Fernando Elísio Freire "Senhor Presidente Assembleia Nacional; S...

"O PAICV é um Partido de Compromissos, de Princípios e de Valores!" - Janira Hopffer Almada
José Manuel Soares agradece a população do Tarrafal
"Hoje, mais do que nunca, sinto que o Povo sempre tem razão" - Janira Hopffer Almada
CABO VERDE/ESTADO DA NAÇÃO:DISCURSO DO LÍDER DA BANCADA DO MPD - Fernando Elísio Freire

"Senhor Presidente Assembleia Nacional;
Senhor Primeiro Ministro;
Senhoras e Senhores Deputados;
Senhoras e Senhores Membros do Governo;

O debate sobre o estado da Nação é o momento adequado para um retrato verdadeiro da situação do País e para a confrontação do pensamento político dos sujeitos parlamentares.
O problema de fundo que afecta a sociedade cabo-verdiana é de natureza política e de concepção e exercício do poder.

O que diferencia os partidos políticos não são as medidas que qualquer um pode assumir, implementar ou até copiar. O que diferencia os partidos e os líderes é o seu pensamento político e a sua visão do desenvolvimento.

Os cabo-verdianos devem exigir por isso, clareza de pensamento político relativamente ao papel do Estado, à sua forma de actuação e à concepção e prática do exercício do poder.

A concepção do exercício do poder assente na subordinação do Estado ao Partido, no condicionamento da liberdade política dos cidadãos, no assistencialismo e no centralismo como existe actualmente, tem custos elevados para o desenvolvimento da cidadania e produz resultados negativos que se manifestam através da partidarização, da ineficiência e desperdícios no funcionamento da administração do Estado e das instituições e da perda de oportunidades.

A mudança na concepção e exercício do poder é a verdadeira mudança que o nosso país precisa, para libertar as energias dos cabo-verdianos, das ilhas, das empresas e das instituições.

É isso que gera o desenvolvimento.

É uma obrigação do Governo falar a verdade, assumir as responsabilidades e explicar as dificuldades do país aos cabo-verdianos. Este Governo teve tempo (15 anos), recursos financeiro (660 milhões de contos) e estabilidade governativa. A avaliação só pode ser muito exigente.

Senhor Presidente

Neste momento a Nação vive um dos momentos mais difíceis da sua caminhada. Vive em estado de emergência no mundo rural e numa situação de degradação económica, social e institucional.

A concepção estatizante da ética político económica assumida pelo Governo provocou consequências indisfarçáveis na face do país: o mais baixo crescimento económico da história; a mais alta taxa de desemprego dos últimos quarenta anos; 140 mil cidadãos no subemprego ou desemprego; 130 mil cabo-verdianos com menos 150$ por dia.

Tenho de relembrar ao Senhor Primeiro Ministro que o seu Governo prometeu crescimento a dois dígitos e desemprego a um dígito. O que nos oferece é estagnação económica e desemprego a dois dígitos.

O Senhor trocou às voltas ao povo cabo-verdiano.

O modelo político-económico do Governo asfixiou o potencial de iniciativa empresarial do país e impediu a formação de uma classe empresarial dinâmica e forte.

A perda de poder de compra das famílias, o aumento preocupante de famílias endividadas e sem capacidade de honrar os seus compromissos financeiros e uma grande parte das empresas a sobreviver com enormes dificuldades ou a fechar as portas são outros resultados de uma concepção de poder alicerçada no assistencialismo e na subordinação do interesse do país ao interesse do partido.

Este Governo aumentou o poder do Estado na economia e desequilibrou as relações entre o Estado e a sociedade civil, transformando-se numa arma fundamental de limitação das liberdades e de manipulação eleitoral.

Está provado que governar focado em ganhos eleitorais é inimigo da eficácia e da defesa intransigente dos direitos da Nação em primeiro lugar.

Esta situação é sentida com mais intensidade no meio rural, onde famílias passam por situações de desespero, em certos casos de fome, com o Governo incapaz de uma acção consistente para melhorar a situação.

Neste momento não é garantido o mínimo de rendimento a todas as famílias como forma de permitir a todos a garantia de satisfação de necessidades básicas.

Enquanto o Governo anda a propalar o cluster do agro negócio, na primeira dificuldade, após mais de 10 milhões de contos aplicados na agricultura, assiste-se a gados a morreram, agricultores desesperados, penúria de água e uma população inteira que vive de agricultura e pecuária a clamar por ajuda e solidariedade.

Mais uma prova de que onde é necessário o governo falha por andar demasiado ocupado em controlar e limitar a liberdade dos cidadãos.

A Nação está também marcada pela degradação social. Ela é sentida no aumento das desigualdades sociais e regionais, no aumento do desemprego jovem, no aumento significativo de mulheres desempregadas, no aumento de desemprego entre jovens qualificados, na violência gratuita, no aumento do descrédito no mérito e na qualificação profissional.

O conceito ético estatizante, que manipula e controla a sociedade, que perpetua a dependência e o assistencialismo e que não deixa a sociedade respirar e ser autónoma, provocou mais de 30% de adolescentes com mais de 17 anos fora do sistema de ensino, degradação da qualidade no sistema de ensino e uma gestão politiqueira e partidária das pensões e da previdência social.

A Nação está ainda marcada pela degradação institucional. O assalto partidário á administração pública e às empresas públicas é evidente.

A confiança nas instituições é baixa e 75% dos cabo-verdianos considera preocupante ou muito preocupante a corrupção.

As famílias, as empresas e o poder local democrático estão enfraquecidos através do sufoco financeiro por parte do Governo.

A regulação institucional e económica não funciona e a autoridade do estado é posta em causa todos os dias.

Os compromissos de concertação social não são respeitados e a justiça é lenta e ineficaz.

A juntar-se a degradação institucional, assiste-se a uma detioração da segurança dos cidadãos. Mais de metade das cabo-verdianas têm medo de andarem sozinhas à noite o que demonstra bem o clima de insegurança que domina o país.

Insegurança que contagia todas as outras áreas da sociedade e mina a confiança na capacidade das próprias instituições do Estado em restabelecer a paz social.

Toda essa degradação económica, social e institucional é o resultado de 660 milhões de contos de investimentos em 14 anos.
A consequência dos Investimentos feitos com recurso ao sobre endividamento público está a vistas de todos.

A economia não cresce o suficiente para criar emprego, o Estado está cada vez mais ineficiente, o país perde oportunidades e a carga fiscal a aumentar todos os dias.

Tudo isso tem, também, como consequência a diminuição do rendimento usufruído por cada cabo-verdiano.

Nos últimos cinco anos o rendimento usufruído por cada cabo-verdiano caiu cerca de 7contos e a divida percapita atinge os 377contos. O estado da Nação é o país em contínuo empobrecimento.

A política dos transportes é um exemplo perfeito da concepção política do estado e da sua relação com a economia por parte do governo suportado pelo PAICV.

O Governo da República prometeu, entre muitas outras coisas, um “hipercluster” do mar, e um “cluster” do céu.

O que o Governo nos deu são ineficiências no sector marítimo, preços elevados, irregularidades nas rotas, ausência de regulação efectiva e vários naufrágios nos mares de Cabo Verde, sem que ninguém tenha assumido quaisquer responsabilidades.

Com este Governo temos sim um verdadeiro “cluster” de problemas.

A TACV vem acumulando, nos últimos anos e decorrente da má gestão da responsabilidade do Governo, resultados negativos no montante de mais de 7 milhões de contos, montante que seria suficiente para construir mais dois aeroportos de grande porte, nomeadamente em Santo Antão e na ilha do Maio.

É a má gestão que faz com que uma empresa de capitais exclusivamente públicos, gerido por um alto dirigente do PAICV, age à revelia e em desobediência às orientações da entidade reguladora, impondo novas e elevadas tarifas ao seu belo prazer.

É um exemplo esclarecedor do partido PAICV a comandar o Estado.

Senhor Presidente

O país pode crescer muito mais. Cabo Verde tem potencial positivo. O problema está neste Governo.

Este Governo já não consegue mudar o essencial. Nem falar a verdade. Nem mobilizar o país. Este Governo tem de ser mudado.
O MpD vai implementar uma concepção do exercício do poder completamente diferente que permita o surgimento de um Estado eficiente, reformista e desenvolvimentista.

O nosso modelo irá estancar a degradação institucional, económica e social existente actualmente e criar instituições fortes e credíveis e indutores do crescimento económico e emprego.

Estamos a propor aos cabo-verdianos, respeitando a Constituição da República, um modelo de exercício de poder assente num grande compromisso com a liberdade, na neutralidade do Estado e da sua Administração relativamente às preferências, simpatias e militâncias partidárias dos cidadãos e na promoção activa do pluralismo.

Estamos a propor aos cabo-verdianos um modelo proactivo na promoção da cidadania e na afirmação da autonomia e da responsabilidade do indivíduo, da família e das organizações da sociedade civil;

Com a mudança do modelo, queremos que as instituições públicas garantam que o poder será efectivamente controlado do ponto de vista político, judicial e social e seja exercido em obediência ao primado da lei e da ética, com transparência e responsabilidade;

No domínio económico, o nosso pensamento político assenta num modelo centrado na economia social de mercado ancorado no sector privado e no fomento empresarial, com uma administração eficiente, competente, profissional, que gaste menos e que provoque menos carga fiscal sobre as empresas e as famílias.

Por isso estamos a propor um Estado parceiro, promotor da concertação social e indutor da actividade económica; um Estado descentralizado e regionalizado que liberte energias, capacidades e potencialidades de cada ilha para as tornar em economias geradoras de riqueza e de emprego para cada ilha uma solução.

Ambicionamos uma relação diferente entre o Governo e as Câmaras Municipais, assente na cooperação e na parceria estratégica para o desenvolvimento das ilhas e não no conflito e na concorrência por territórios eleitorais.

Senhor Presidente

No plano social preconizamos uma mudança substancial do actual paradigma estatizante e de condicionamento dos cidadãos, para a aposta na promoção da independência social e económica das famílias através de políticas que criem oportunidades de emprego e de rendimento;

O emprego será a nossa PRIORIDADE. A prioridade das prioridades. A questão do emprego, do emprego gerado pela economia de base privada, é mais do que uma questão social e económica, é um imperativo da dignidade do cabo-verdiano, da liberdade e da consolidação da democracia.

Fazemos parte de um mundo cada vez mais complexo, aberto e global. É nossa obrigação explicar aos cabo-verdianos, prepará-los e motivá-los para vencer os desafios.

É obrigação do Estado cabo-verdiano investir num cidadão do mundo e no mundo, letrado digitalmente, com capacidade de comunicação com o mundo, que domine as línguas, as ciências, as tecnologias e seja portador de valores profundamente cabo-verdianos como o mérito, o trabalho, o esforço, a dedicação, a superação permanente e uma profundo amor ao país.

Termino, citando o Dr Ulisses Correia e Silva, Presidente do MpD
“ Trata-se, acima de tudo, de promover o desenvolvimento de Cabo Verde. A missão do MpD é servir Cabo Verde.

É tempo de voltar a acreditar.
É tempo de voltar a lutar.
É tempo de voltar a vencer.

É tempo de uma nova caminhada para o desenvolvimento.”
POR CABO VERDE. ESTAMOS JUNTOS CABOVERDIANOS.

Fernando Elísio Freire de Andrade - Líder Parlamentar do MpD

PUB

Nome

2MUCH,12,6 crianças na Tarrafal,9,Abraão Vicente,37,Adê,4,Aderito Depina,5,Africa,1,album,89,Alex Evora,27,Alicia Pereira,7,Alsis Dende,20,amadeu oliveira,33,Amílcar Cabral,8,amis g,6,Amoransa,16,anedotas,20,Angela,6,Anilton Levy,105,Anny,5,Apollo G,73,apolo sc,8,Arielson,6,Aristide Gaspar,5,Arte,7,artistasCV,18,Ashley,8,August Silva,27,Aventuras di Bubacar,8,Badoxa,14,Basket,25,Batchart,12,batuku,125,Beleza,59,Betinho,28,beto alves,8,Beto Dias,57,Beto Duarte,12,BigZ Patronato,85,Biografia,210,Black G,25,Blacka,27,BossAC,4,Boy Game,31,Breve,15,Bruce Semedo,12,Bruno Rodriguez,6,Buguin Martins,26,c.james,24,cabelo,27,Cadillac Ali,8,Calema,10,Carlos Andrade,11,carros,3,Carter MC,12,casa do lider,64,caso Davidson,6,caso patricia,4,Cesar Sanches,12,Cesaria Evora,14,Cesf,68,ceuzany,16,Charbel,23,Chrislainy Lopes,28,chuva,14,cileiza barros,20,cleiton,3,comedia,288,contos,98,covid-19,332,CRASDT,8,Cremilda Medina,16,Cultiva,15,curiosidade,699,CV,1,CVMA,49,CvTep,28,dança,40,Danilson Pires,9,David Brazao,9,Deejay R_One,12,deibby,7,delta ramantxadas,12,Denis Graças,11,Dentu Moda,17,Desaparecimento,104,Desporto,400,Detroit Kabuverdiano,8,dev,1,Devil K,13,DG One,15,diabona,17,Dibaz MOB,15,Dicas,92,Dicla,43,Dino D'Santiago,23,Divas Paris,6,Dj Kelven,9,Djam Neguin,41,Djedje,9,Djeison Lumi,21,djodje,149,Djy Indiferente,75,DNOS,9,documentário,2,Du Marthaz,25,Duelo de Artista,1,Dynamo,58,Economia,4,Eddu,24,Edwin,5,Elias Kailan,5,Elida Almeida,72,Elji Beatskilla,42,Elly Paris,35,Eloisa,5,Eminem,5,emprego,3,Entrevista,167,Erros nos manuais,7,EtelLopes,28,evelise carvalho,4,Evento,464,Expavi,11,FattúDjakité,13,Ferro Gaita,15,Fidjos Di Belo Freire,14,fidju di nhu Santu Amaru,5,fil g kamporta,40,FlowPezoD,7,Fofoca,371,França,124,Fred G-HarT,8,Fredked SamBriu,11,freirianas guerreiras,15,Fugi Regra,15,Funana,558,Futebol,106,Ga daLomba,23,Gabriela Évora,5,Gamboa,1,garry,94,Gaucho do Bem,52,Ghetto Stars,5,Gil Semedo,32,gilson furtado,17,giovani rodrigues,42,Grace evora,16,Gracelino Barbosa,21,Gylito,5,Heavy H,5,Helio Batalha,84,Hilário Silva,17,Hip Hop,1480,info,2,internacional,222,intimo,14,Isah,14,IUcv,5,IvanAlmeida,2,Ja Diva,23,Jacky,11,Jailson,25,JamesTC,5,Jassy Correia,10,Jay,61,JCF,20,jennifer dias,19,Jéssica Pellegrini,7,Jimmy,7,Jm Caps,5,JoaoBranco,3,Joaquim,1,Jorge Neto,30,Josslyn,63,Judepina,5,JuntosMusica,52,kady,9,Kaka D'Lidia,10,Keyla,26,Kiddye Bonz,24,kizomba,449,KMA,7,Komikus Tarrafal,25,Kruvela Jr,10,lavinia,16,Lavvy,22,lejemea,59,Lenira Querido,7,Leny,3,Léo Pereira,57,letras,32,Leydy,10,Lippe Monteiro,20,Lisandro,20,Lista10,6,Loony Johnson,49,Loose Jr,8,Loreta kba,68,lost,9,Lura,20,Maicam Monteiro,38,Mannó,4,maria silva,3,Mario Loff,128,Mario Lucio,23,Marito,11,Mauro Barros,4,Mayra Andrade,20,Mc Acondize,19,mc distranka,13,Mc Katxupa,19,mc panki,29,mc prego,139,Mc Tranka Fulha,139,mc tupa tupa,8,Mellanie Tavares,5,Menina Allycia,4,Mentis Kriolu,4,Meteo,1,Miguel Andrade,31,Mika Mendes,20,Miny blaa,16,Miss,40,mister cabo verde,5,Mister MC,5,Mito Kaskas,37,MituMonteiro,4,moda,141,MonteTxota,31,Morena Santana,15,Mota Jr,33,Mr. Carly,5,Mudjeris di Bom Sperança,17,Mural Valete,18,musica,4960,Myriiam,12,N.I.Abensuod,4,Nair Semedo,4,Nandorex,7,Naytchy MG,10,ne jah,49,Nelson Freitas,50,Nelson Junior,3,Neuza,34,Neyna,60,Nikess,5,Nissah Barbosa,14,Nittó Destiny,12,Nitto Love,7,Nuno do Guettoh,11,opinião,2500,OsmarBrito,1,Papa Rocha,4,PCC,16,pentiados,6,Platão Borges,20,pnd,3,Poema,244,policia,65,Politica,428,Populares da Semana,2,Princezito,39,Projota,18,Promo,78,Puto G,10,Quemé,11,racismo,8,Radio,1,Rahiz,50,Rapaz 100 Juiz,46,Ravidson,4,Ray G Corvo,10,Receitas,12,Ricky Boy,31,RimAsom,9,rip bela,4,Ritchaz,9,Romeu Di Lurdis,45,Rony Cirilo,8,Ruben Lobo,2,Ruben Teixeira,29,ruddy boy,9,Rui,35,Ruth Furtado,4,salamita,10,Samora,3,Sandrine,4,sandro monteiro,14,Santa de volta,11,Sara Andrade,9,Sara Tavares,10,saude,61,SCV,18,sebah,103,Selson Batalha,6,Sem Pressa,36,Sem Truques,7,ShadeB,21,SiBi,19,sociedade,3310,solidariedade,134,Som di Terra,3,sondagem,2,soraia ramos,84,soraya,4,Sos Mucci,52,StevenR,5,Su Boss,9,Surf,9,Sussu MT,7,Suzanna Lubrano,25,TACV,53,Tarrafal,258,Taylor Moikano,5,Teatro,15,Tec,11,Tecnologia,17,Thairo Kosta,28,The Profit,40,Tikai,46,Tinho Star,10,tininho cruz,9,TitoParis,2,Tixa,22,To Semedo,22,Tony di Frank,19,Tony Fika,65,Tony Mamaidoka,13,toru,29,Totoloto,6,Trakinuz,32,turismo,6,Ultimas gotas,9,Vado Más Ki Ás,39,VanessaFurtado,8,vania,5,VannyReis,1,VBG,28,video,8488,Viral VDM,79,Wade Silvino,6,Will.G,5,WillG Loko,13,Willy Semedo,62,Wilson e Zidane,1,Wise Henrick,43,xaioi,4,Yara dos Santos,21,Young Problema,11,Za Preta,7,Ze Badiu,17,Zé Carlos,5,ze espanhol,89,Ze pikenu,10,Zé Spritu Guerrero,2,Zubikilla,3,
ltr
item
Dexam Sabi Cabo Verde: Estado da Nação: Discurso de Fernando Elísio Freire
Estado da Nação: Discurso de Fernando Elísio Freire
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkDcyuK2O6cuXvU29FSIbWi3Hd5XgQPDM1YGmyO-N0Bn3-v2AwY4yHf1X6isb-KWV7b2TJKBpmMxmZ-tziZzAm2nLO9AXAUfGmibEEmQbkC26UGdxURKpESIc1hZzm4wIRB6VcVmh9EV0/s400/DISCURSO+DO+L%25C3%258DDER+DA+BANCADA+DO+MPD+-+Fernando+El%25C3%25ADsio+Freire.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkDcyuK2O6cuXvU29FSIbWi3Hd5XgQPDM1YGmyO-N0Bn3-v2AwY4yHf1X6isb-KWV7b2TJKBpmMxmZ-tziZzAm2nLO9AXAUfGmibEEmQbkC26UGdxURKpESIc1hZzm4wIRB6VcVmh9EV0/s72-c/DISCURSO+DO+L%25C3%258DDER+DA+BANCADA+DO+MPD+-+Fernando+El%25C3%25ADsio+Freire.jpg
Dexam Sabi Cabo Verde
https://www.dexamsabi.com/2015/07/estado-da-nacao-discurso-de-fernando.html
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/
https://www.dexamsabi.com/2015/07/estado-da-nacao-discurso-de-fernando.html
true
777634241572887542
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Ler Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LAB ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content